Mudou? Serenata de Amor não é mais bombom; entenda se Garoto alterou o produto
Publicado em 14/06/2023
Desde que a Garoto foi vendida, muitas mudanças realmente aconteceram no principal produto da fábrica capixaba. Algumas envolveram a troca de embalagem, mas a alteração que mais chama a atenção tem a ver com o tipo de produto: o Serenata deixou de ser bombom.
O Serenata de Amor é um dos chocolates mais famosos do Brasil. Para muitas pessoas é a primeira imagem que vem à cabeça quando se fala na Garoto, fábrica que nasceu e fica localizada em Vila Velha, no Espírito Santo. Nos últimos anos, no entanto, desde que a empresa foi vendida para a Nestlé, consumidores questionam se o bombom passou por mudanças. Será?
Desde a venda da Garoto, finalizada apenas em 7 de junho deste ano pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), após 21 anos de impasse, muitas mudanças realmente aconteceram. Algumas envolveram a troca de embalagem. Mas a alteração que mais causa estranheza tem a ver com o tipo de produto: o Serenata deixou de ser bombom. Isso mesmo!
O g1 analisou uma imagem da embalagem antiga do Serenata, onde é possível ver escrito "bombom" na descrição. Já a versão mais atual traz a informação de que a guloseima se trata de um "wafer", que é um tipo de biscoito com massa fina. (veja nas fotos)
Mas, por que as empresas mudam a descrição dos produtos? Elas não esclarecem o motivo das alterações, mas a resposta pode não ter nada a ver com os bombons (ou wafers), e sim com os impostos sobre eles.
Enquanto chocolates e produtos fabricados com ele estão sujeitos à alíquota de 5% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o wafer paga 0% dessa tributação. Essa simples mudança na classificação do produto tem um potencial enorme de gerar economia para os cofres das indústrias.
Advogada tributarista explica mudança
Em entrevista ao g1, a advogada tributarista Sâmara Gomes, disse que o sistema tributário brasileiro é muito completo e tem muitas regras. Por um lado, isso é um entrave para o desenvolvimento dos negócios. Por outro, é possível se aproveitar dessa complexidade para reduzir a carga tributária.
Ela explica que, provavelmente, essas transformações feitas tanto pela Garoto como por outras empresas do ramo de chocolates são frutos de um trabalho chamado planejamento tributário.
"Você identifica a oportunidades dessa complexidade do sistema pra reduzir ou deixar de pagar um tributo obedecendo a lei. Então a empresa identificou que o Serenata de Amor sendo um chocolate, sendo um bombom, ela pagava cinco por cento de IPI enquanto sendo um wafer é 0%. Então, com certeza isso gerou uma economia tributária gigante pra empresa", disse a advogada
A advogada explica que esse processo está dentro da lei, mas não se trata apenas de uma mudança de embalagem.
"O que a gente tem que se atentar é que não foi só mudar o nome ou a embalagem como muitos pensam tá? Cada produto tem uma classificação fiscal de mercadorias, é o NCM. Então, pra ter essa mudança foi necessário mudar a composição do Serenata de Amor pra que fosse possível mudar também a classificação fiscal dele", disse Sâmara.
"O Serenata reduziu a quantidade de chocolate pra deixar de ser classificado como chocolate e incluiu um creme de chocolate. Isso tudo é possível dentro de um planejamento tributário. Eles buscaram manter o sabor e, com a mudança da embalagem, contribuiu até para manter a crocância, mas tudo foi muito bem pensado, com foco na economia tributária mesmo", explicou a advogada.
Contudo, essas mudanças são fiscalizadas pela Receita Federal e a empresa deve explicá-las e, se necessário, apresentar uma defesa.
Portanto, a conclusão que fica é: o Serenata de Amor mudou sim, pelo menos quanto à classificação do tipo de produto.
E o que diz a Garoto?
O g1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Nestlé, responsável pela Garoto, que se manifestou por meio de uma nota. A reportagem fez uma série de questionamentos. Entre esses estão, quando ocorreu a mudança de bombom para wafer e por qual motivo isso foi feito.
No site da empresa, a imagem do Serenata estampa a categoria "Wafers" de produtos. Contudo, na descrição do produto no site o termo usado é de bombom. Não está claro, no entanto, quando ocorreu a transição.
Onde constam as informações do produto na embalagem, como o Serenata é chamado, também mudou. Na versão mais antiga, com embalagem de pontas torcidas, ficava claro que se tratava de um "bombom recheado com creme castanha de caju". Já na versão repaginada, o produto é descrito como "wafer recheado com creme de castanha de caju, sabor chocolate".
A resposta da empresa foi que a Chocolates Garoto esclarece que a mudança da embalagem do Serenata de Amor "visa entregar ainda mais qualidade e durabilidade dos seus produtos para os consumidores".
A Chocolates Garoto disse ainda que seguindo a jornada de sustentabilidade da Nestlé, a nova embalagem é produzida com menos insumo e com o uso de material reciclável.
"A marca reforça que tanto a embalagem, quanto a receita dos seus produtos seguem todas as normas estabelecidas pela legislação brasileira para indústria alimentícia. Além disso, salienta que preza pela utilização de ingredientes e insumos de alto nível para entregar produtos de qualidade para o consumidor", diz a nota da empresa.
Fonte: G1 - 14/06/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)