Brasileiros pagam até 82% em impostos nos presentes do Dia dos Namorados
Publicado em 12/06/2023
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), itens mais desejados pelos casais podem sofrer com altos níveis tributários, com bebidas sendo os itens com maior incidência de tributação
Celebrado anualmente em 12 de junho, o Dia dos Namorados é uma data em que casais costumam demonstrar seu amor com a troca de presentes e comemorações especiais. Contudo, a ocasião pode acabar saindo cara para os brasileiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os itens mais cobiçados pelos casais podem ter impostos que variam de 15,52% a 81,87%. A instituição listou alguns presentes e suas taxas de tributação, que impactam no preço final pago pelo consumidor. Presidente executivo da IBPT, João Eloi Olenike aponta que, por conta da maioria dos produtos adquiridos durante a data serem considerados supérfluos, possuem taxas de tributação mais elevadas. “Para graduação dos produtos, é utilizado o princípio da seletividade. Ele diz que as alíquotas dos itens são distribuídas de acordo com a essencialidade de cada um deles. Quanto mais essencial, menor a alíquota. Quanto mais de luxo ou nocivo à saúde, maior o imposto. Os produtos especiais para essa data acabam realmente sendo bastante tributados, mas não tem muito como fugir porque ela está embutida no preço. O que sugerimos é escolher o presente com melhor qualidade e preço”, esclarece.
Um dos produtos mais caros são os perfumes importados, que sofrem uma taxação de 78,99%. Já as fragrâncias nacionais contam com 69,13% de impostos. Outra opção tradicional são os chocolates, que são taxados em 39,61%. Para os casais que gostam de sair e beber, o imposto pode pesar no bolso. A cachaça possui tributação de 81,87%. Uma caipirinha conta com 76,66% de impostos embutido em seu valor. Já um champanhe traz 59,49% de tributação. Enquanto isso, o chopp tem 62,2% de imposto. Cosméticos e cremes de beleza trazem taxas tributárias de 55,27% e 57,02%, respectivamente. Já para os casais mais clássicos, flores naturais acompanham 17,71% em tributação. Itens como joias, relógios e bonés contam com impostos de 50,44%, 56,14% e 35,06%, respectivamente. Para aqueles que buscam itens mais em conta, uma boa opção são os livros que contam com taxas de tributação menores, de 15,52%.
Fonte: Jovem Pan - 12/06/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)