Mesmo com resultado positivo, PIB indica queda da atividade interna e desaceleração do consumo das famílias
Publicado em 01/06/2023
Economistas avaliam que demanda doméstica se mostrou enfraquecida no começo do ano e que crescimento do PIB foi motivado por uma forte queda das importações
Apesar do Produto Interno Bruto (PIB) ter apresentado bons resultados no primeiro trimestre do ano, o consumo das famílias brasileiras perdeu força durante o período. Economista-chefe da Coface, Patrícia Krause observa que a demanda doméstica se mostrou enfraquecida no começo de 2023. Já o consumo do setor público se manteve estável. “A gente vê que esse crescimento, pelo lado da demanda, foi muito puxado pelo resultado do setor externo. Não pelo crescimento das exportações, mas por uma forte queda das importações. Isso demonstra uma fraqueza da atividade doméstica. Olhando adiante, a gente entende que o resultado do primeiro trimestre coloca um viés de alta no PIB, porque foi mais forte do que o esperado, mas os próximos trimestres ainda devem ser de desaceleração gradual, pelo impacto da taxa de juros e do forte aperto monetária na atividade econômica”, analisa.
Alexandre Maluf, economista da XP, também avalia que o consumo das famílias aumentou em ritmo mais lento do que o visto no último trimestre. Ele pondera que as despesas pessoais com bens e serviços devem continuar em arrefecimento nos próximos trimestres. “Continuamos esperando uma desaceleração da atividade econômica brasileira nos próximos trimestres, em linha com as condições de crédito mais apertadas, a dissipação do impulso ‘pós-Covid’ e a desaceleração do mercado de trabalho, ainda que em ritmo mais brando do que inicialmente pensado. A retração da absorção doméstica no primeiro trimestre reforça essa visão. Afinal, o forte crescimento do PIB foi em grande parte impulsionado por setores menos sensíveis ao ciclo econômico”, pontua.
No primeiro trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,9% em relação ao trimestre anterior, na série com ajuste sazonal. Comparado ao mesmo trimestre de 2022, o PIB cresceu 4,0%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB subiu 3,3% em relação os quatro trimestres imediatamente anteriores. O resultado foi puxado pelo crescimento de 21,6% da Agropecuária, maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996. Em valores correntes, o PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no Brasil, chegou a R$ 2,6 trilhões. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, e foram divulgados nesta quinta-feira, 1º, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor de serviços, que tem o maior peso no indicador, cresceu 0,6% no período. A alta foi puxada principalmente pelo crescimento nos setores de Transportes e Atividades Financeiras, ambos com crescimento de 1,2%.
Fonte: Jovem Pan - 01/06/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)