Robert Bosch confessa participar de cartel internacional de freios e faz acordo com Cade
Publicado em 11/05/2023
Ato ilícito teria tido duração de seis anos
A empresa alemã Robert Bosch, líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços, confessou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a participação em um suposto cartel internacional no mercado de freios para veículos leves.
Ela fechou um acordo com o tribunal, através de um Termo de Compromisso de Cessação (TCC), para colaborar com as investigações do suposto cartel e apontou duas outras empresas envolvidas. O ilícito teria tido duração de seis anos. Uma multa também será aplicada à empresa, mas como o processo ainda é restrito, não foi possível saber os detalhes do acordo, do funcionamento do suposto cartel ou do valor da multa.
O TCC foi aceito pelos conselheiros, por maioria, na sessão de julgamento desta quarta-feira, 10. Votaram pela homologação do termo o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo, assim como os conselheiros Sérgio Costa Ravagnani, Gustavo Augusto, Victor Oliveira Fernandes e Luiz Hoffmann.
Votaram contra a celebração do TCC os conselheiros Luis Brado e Lenisa Prado. Para ambos, a multa aplicada não poderia ser reduzida. A redução foi sugerida pela Superintendência do Cade. Ao invés de usar o faturamento do ramo de atividade como base de cálculo para aplicação da multa, foi sugerido como base de cálculo o faturamento de um ano do produto afetado, no caso, freios.
Para Brado, a empresa tem de ser multada pelos seis anos da conduta e não um ano só. "A gente deixaria de aplicar uma multa com uma base mais ampla para uma base muito restrita. E o cartel durou reconhecidamente seis anos. Acho desproporcional o valor da multa, por ser baixa demais", afirmou.
Já o conselheiro Luiz Hoffmann entendeu que o TCC será necessário para ampliação das provas. O conselheiro Gustavo Augusto também teve a mesma opinião. "Sabemos a importância que é um TCC para se descobrir os fatos e elucidar os detalhes da dinâmica", disse Gustavo Augusto.
O presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, entendeu que a flexibilização do valor da multa em TCCs deve ocorrer para estimular a confissão e celebração de outros acordos, para colaborar com a investigação do caso.
Fonte: O Dia Online - 10/05/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)