Governo sanciona lei que amplia prazo de pagamentos dos empréstimos do Pronampe
Publicado em 25/04/2023 , por Jéssica Sant'Ana
Texto da MP, agora convertida em lei, também estabelece carência mínima de doze meses para o início do pagamento das parcelas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta segunda-feira (24) a medida provisória que ampliou de quatro para seis anos o prazo de pagamento dos empréstimos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A sanção consta do "Diário Oficial da União".
O novo prazo máximo para pagamento é válido tanto para novos contratos quanto para empréstimos celebrados a partir de janeiro de 2021, desde que a renegociação siga condições estabelecidas pelo governo federal.
O texto da MP convertida em lei também estabelece que carência mínima de doze meses para o início do pagamento das parcelas.
Já em relação à taxa de juros, a lei manteve como teto juros mensais 6% mais a taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano.
Em vigor desde outubro
A medida provisória foi editada em outubro do ano passado, pelo então presidente Jair Bolsonaro. Com isso, já estava em vigor, porém precisava da aprovação do Congresso para poder ser transformada em lei.
Em março deste ano, a Câmara aprovou o texto com modificações. Depois, o Senado aprovou o texto vindo da Câmara. Como teve algumas modificações, a medida teve que ir para sanção do presidente Lula.
O Pronampe
O Pronampe disponibiliza empréstimos com taxas de juros menores para microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas e médias empresas.
Os empréstimos podem ser usados em compra de equipamentos, reformas, despesas operacionais e compra de mercadorias. É proibido o uso para distribuição de lucros.
O limite de crédito a ser contratado é de 30% do faturamento anual de empresa.
A linha foi criada em 2020, para auxiliar pequenos e médios empresários durante o período da pandemia da Covid, mas, em junho de 2021, se tornou permanente. Em 2022, passou a incluir MEIs.
A contratação é mais rápida que a das linhas tradicionais e a taxa de juros menor, já que eventuais inadimplências são cobertas pelo governo federal, através do Fundo Garantidor de Operações (FGO).
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as taxas de juros para os pequenos negócios estão na casa dos 30% ao mês fora do Pronampe.
Fonte: G1 - 24/04/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)