Deglutição absurda de vitamina D
Publicado em 18/04/2023
Grave intoxicação por vitamina D
Transitou em julgado a decisão judicial que condenou a empresa gaúcha STEM Pharmaceutical Suplementos Alimentares Ltda., com sede em Alvorada (RS), a indenizar a empresária gaúcha Felícitas Renner, 72 de idade, diretora do Banco Digimais (antigo Banco Renner) e seus filhos Frederico Renner Mentz e Andréas Renner Mentz. A causa: intoxicação por vitamina D.
Depois de ingerir, ao longo de 29 dias, uma cápsula diária do produto “Vitamina D 2.000 UL”, a consumidora passou a sentir náuseas, cefaleia e astenia.
Por conta da pandemia, ela realizou exame RT-PCR, para identificar a possível presença do material genético do vírus Sars-Cov-2 em amostras de secreção respiratória. O resultado foi negativo. Os sintomas se agravaram, incluindo pânico e ansiedade.
A consumidora então procurou auxílio médico, sendo submetida a uma bateria de exames no Hospital Moinhos de Vento, onde esteve internada por oito dias. Foram constatadas “a insuficiência renal e intoxicação de vitamina D, com perda da atividade dos rins”.
É que, embora informada a dosagem de 2.000 Ul, na embalagem do produto, na realidade cada cápsula ingerida pela consumidora continha 1.000.000 UI - correspondendo a uma deglutição diária de 500 cápsulas. Isto causou a intoxicação e o quadro clínico de hipercalcemia com risco de morte.
Notificada em 22 de setembro de 2020 sobre dois casos suspeitos de intoxicação por superdosagem, a Secretaria da Saúde do RS emitiu alerta de urgência sobre o suplemento alimentar. E suspendeu a comercialização do produto suspeito. A STEM Pharmaceutical é uma das principais indústrias brasileiras de suplementos alimentares. Segundo seu site, “os produtos são voltados à beleza e saúde. Seus produtos são voltados para pessoas que se preocupam com qualidade de vida, longevidade, autoestima e bem-estar”.
A ação tramitou no Foro de Porto Alegre. A condenação chega a R$ 171.508 - além de outros R$ 18.146 correspondentes aos desembolsos para exames e honorários médicos não cobertos pelo plano de saúde; este segundo valor, a ré já havia depositado.
Atua em nome dos autores o advogado Eduardo Lemos Barbosa.
A empresa STEM Pharmaceutical não respondeu à mensagem para que, querendo, apresentasse seu contraponto. (Proc. nº 5089637-14.2020.8.21.0001).
Fonte: Espaço Vital - www.espacovital.com.br - 17/04/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)