WhatsApp libera pagamentos a empresas por pessoas físicas
Publicado em 12/04/2023
Serviço, que utiliza cartões de crédito, débito e pré-pagos, entra no ar com a participação de 15 bancos e das duas principais bandeiras do mercado
São Paulo - O WhatsApp começou a operar, na última segunda-feira (10), pagamentos a empresas por pessoas físicas via aplicativo, em operação autorizada pelo Banco Central em março. O serviço, que utiliza cartões de crédito, débito e pré-pagos, entra no ar com a participação de 15 bancos e das duas principais bandeiras do mercado.
Para fazer os pagamentos, o cliente final cadastra no WhatsApp um cartão, do qual os valores enviados serão debitados. É o mesmo esquema de operação das transferências entre pessoas, iniciadas em 2021. As principais mudanças estão na ponta dos lojistas que aceitarão o pagamento: eles farão a adesão por meio do WhatsApp Business, versão do aplicativo de mensagens voltada a empresas, e nele escolherão a empresa de "maquininhas" com que operarão.
Nas transferências de pessoa para pessoa, a Cielo detém a exclusividade do processamento de transações. Nos pagamentos para empresas, o modelo é de plataforma aberta, com a participação de mais agentes. Além da líder de mercado, em um primeiro momento participam das transações a Rede, do Itaú Unibanco, e o Mercado Pago.
Entre os emissores, estão conectados ao sistema Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Inter, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank, Santander, Sicoob e Sicredi. O Itaú Unibanco, líder em transações com cartões no País, deve entrar no sistema em breve, segundo o WhatsApp.
O serviço é gratuito para os usuários, e os clientes já podem cadastrar cartões. Para as empresas, o lançamento será gradual ao longo dos próximos meses, e o cadastro incluirá uma conexão a uma das adquirentes compatíveis. É preciso estar com o WhatsApp atualizado para a versão mais recente para utilizar a funcionalidade.
Qualquer empresa poderá aceitar pagamentos por meio do WhatsApp, mas a Meta (controladora do aplicativo) acredita que o maior potencial é entre as pequenas e médias, que têm recorrido ao aplicativo para fazer vendas online sem precisar criar sites, por exemplo.
Fonte: O Dia Online - 11/04/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)