O que é o PIB e para que ele serve?
Publicado em 02/03/2023
Indicador divulgado a cada três meses pelo IBGE é considerado um dos principais termômetros da economia e referência para estudos e projeções
O Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta quinta-feira, 2, e mostrou um crescimento de 2,9% em relação ao ano de 2021. A alta foi puxada pelos setores de serviços (4,2%) e indústria (1,6%) . O PIB é considerado o principal termômetro para medir o desempenho da economia de uma cidade, Estado ou país em determinado recorte temporal. No Brasil, o IBGE divulga prévias a cada três meses, com os números se referindo ao trimestre anterior à data de divulgação. Para mostrar o desempenho da economia de forma detalhada, ele é dividido em algumas partes, sendo elas: prestação de serviço, atividade agrícola e produção industrial. Quando o resultado de um período vem acima do outro, significa que a atividade econômica melhorou. O PIB próximo ao zero indica estabilidade e mostra a ausência de grandes variações. Já o PIB negativo mostra uma piora na situação econômica.
Entra nas contas do IBGE a quantidade de produtos vendidos no país, o volume da prestação de serviços, os investimentos que as empresas fizeram e os gastos do governo. Como só são incluídos os resultados finais, não há como o cálculo vir distorcido por duplicidades com o acúmulo de gastos em diferentes fases de produção de um determinado produto. É com os dados do PIB — além de outros indicadores econômicos, como a taxa de desemprego — que são feitas análises e comparações entre determinadas regiões ou recortes históricos. A partir da divulgação do IBGE, é possível montar uma linha com o desempenho econômico do país ano após ano, ou trimestre após trimestre, e mesmo década após década. Os dados do PIB também são usados para comparações entre regiões diferentes, indicando onde a geração de riqueza. mais aquecida e quais razões levaram a isso.
Apesar de ser apontado como um dos principais indicadores da economia, muitos analistas afirmam que o PIB “é como olhar para um foto antiga”, ou seja, é um registro de algo que já passou e que pode estar em uma situação diferente no momento em que o número é divulgado. Também há quem aponte a falta de dados para analisar o desempenho econômico como um todo. Mesmos sendo uma referência relevante, o indicador não mostra fatores importantes, como a distribuição de renda, a qualidade de vida e números que traduzam contextos de acesso à educação ou ao sistema de saúde. A despeito das restrições ou críticas, o PIB é fundamental para se projetar o potencial de crescimento ou retração da atividade econômica e quais os efeitos destes movimentos na vida das pessoas.
Fonte: Jovem Pan - 01/03/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)