Real Digital terá piloto em março, diz Campos Neto
Publicado em 28/02/2023
CBDC (Central Bank Digital Currency, na sigla em inglês), terá projeto-piloto no próximo mês
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta segunda-feira (28) que o projeto do Real Digital deve dar os primeiros passos no mês que vem. Segundo ele, a autarquia prevê ter "algo funcionando" até o fim de 2024.
"No mês que vem a gente já vai ter um piloto da moeda digital, o Brasil vai ser um dos primeiros países a fazer isso. A gente vai avançando com o piloto à medida que a gente vai tendo segurança", afirmou Campos Neto no evento IDP Summit.
Campos Neto disse ainda que a principal vantagem da moeda digital será relacionada ao Pix, que passará a ter um sistema baseado em contratos digitais.
"O ente recebedor deixar de ser uma pessoa e ser um contrato digital, isso tem uma grande melhoria, em várias aspectos", afirmou.
O real digital é uma representação virtual da moeda que circula na economia brasileira. O projeto surgiu na esteira global com o crescimento das criptomoedas, que instigou bancos centrais de todo o planeta a desenvolverem suas próprias moedas digitais.
O Real Digital terá o mesmo valor e poderá ser livremente convertida em depósitos bancários, no papel-moeda e poderá ser utilizada em compras, pagamento de contas e transferências pessoais, assim como o real convencional. A principal diferença é que ela poderá ter novas funções que estão sendo desenvolvidas, ampliando aplicações que não são possíveis com o real "convencional".
Campos Neto x PT
Em meio a críticas do governo, Campos Neto voltou a se defender. Para ele, as acusações são personificadas demais. "Faço pouca coisa e levo crédito demais", disse durante o evento, completando que muitas decisões são tomadas por funcionários.
O PT está insatisfeito com a política atual de juros, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Campos Neto disse ter pendurado um quadro no órgão indicando que autoridade do argumento vale mais do que argumento da autoridade.
Fonte: economia.ig - 27/02/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)