Greve de aeronautas entra no 3º dia e aeroportos lidam atrasos em voos
Publicado em 21/12/2022
Funcionários pararam por duas horas para pedir reajuste salarial e condições melhores de trabalho; nova rodada de negociações está marcada para essa quarta
Pilotos e comissários de voos entraram nesta quarta-feira (21) no terceiro dia de greve para pedir reajuste salarial e melhores condições de trabalho nos principais aeroportos do país. Os aeronautas pararam os serviços por duas horas e prejudicou a operação dos aeroportos de Congonhas (SP), Guarulhos (SP) e Santos Dumont (RJ).
Só nas primeiras horas da manhã, sete voos foram cancelados e outros três estão atrasados em Congonhas, segundo a Infraero. Cancelamentos e atrasos também foram registrados em Guarulhos, o maior aeroporto da América Latina, mas o total ainda não foi informado pela empresa que gerencia a pista.
Já no Rio de Janeiro, ao menos seis voos foram cancelados e outros quatros apresentam atrasos no aeroporto Santos Dumont. O aeroporto do Galeão também foi afetado pela greve, mas ainda não há detalhes sobre a quantidades de voos prejudicados pela paralisação.
Os aeronautas devem manter a paralisação até que o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) entre em acordo com as companhias aéreas sobre os reajustes salariais dos funcionários. Uma proposta já foi colocada ao sindicato, mas recusada pelos aeronautas. Uma nova rodada de negociações está marcada para esta quarta-feira.
A greve
A greve dos aeronautas foi aprovada na última semana para pedir reajuste salarial e melhores condições de trabalho para pilotos e comissários de voo. As paralisações estão previstas para todos os dias entre às 6h e às 8h.
Na sexta-feira (16), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que 90% da categoria mantivesse a operação nos aeroportos durante a paralisação. Ainda não há informações se essa porcentagem foi cumprida.
O SNA rejeitou, no domingo (18), a proposta da Convenção Coletiva de Trabalho para o próximo ano. A proposta previa a recomposição de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos salários fixos e variáveis, além de reajuste real de 0,5% sobre diárias, piso salarial, vale-alimentação e seguros.
Fonte: economia.ig - 20/12/2022
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)