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Orçamento dos brasileiros para compras está 21% maior do que em 2021, aponta pesquisa
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Orçamento dos brasileiros para compras está 21% maior do que em 2021, aponta pesquisa

Publicado em 30/11/2022

Com inflação alta e juros elevados, 64% dos brasileiros estão preocupados com a economia do país e, se estiverem com dinheiro mais apertado, cerca de 65% pretendem cortar gastos não essenciais. O brasileiro pode até não ter gastado tanto na Black Friday – já que as atenções estavam voltadas para a Copa do Mundo –, mas ainda deve ir às compras neste fim de ano.  

Copa atrapalha as vendas da Back Friday

Um levantamento feito pelo Institute for Business Value (IBV) da IBM mostra que o orçamento voltado para as compras aumentou 21% em 2022, em comparação com o ano passado, enquanto a média global subiu 8%, de acordo com a previsão econômica da Bain. Ao todo, o IBV entrevistou mais de 12 mil adultos em nove países, incluindo o Brasil.

 

Por aqui, cerca de 40% dos consumidores começaram a busca pelos presentes de Natal ainda em outubro, o dobro do percentual registrado no mesmo período de 2021. Essa tendência de consumo mais disperso ao longo dos meses já era esperada pelos varejistas, que entendiam que os jogos do Mundial poderiam ter impacto no comércio, em especial, na estreia da seleção canarinho (que coincidiu com o dia da Black Friday).

Mas não é só isso. O cenário econômico também tem um peso importante nas decisões de compra do consumidor, segundo a pesquisa do IBV. Com inflação alta e juros elevados, 64% dos brasileiros estão preocupados com a economia do país e, se estiverem com orçamento enxuto, cerca de 65% pretendem cortar gastos não essenciais, como vestuário, calçados, joias e acessórios.

Com o relaxamento de algumas medidas de restrição sanitária no país, os consumidores priorizarão um pouco mais as compras em lojas físicas (46%) e compras híbridas (23%) nesta temporada. Outro ponto importante é que 59% dos entrevistados dizem que estarão mais preocupados com a sustentabilidade na hora de escolher os presentes de Natal.

Problemas na cadeia de suprimentos 

No ano passado, a interrupção da cadeia de suprimentos acabou por atrasar a entrega de mercadorias em todo o mundo. Para não aparecer de mãos abanando na ceia de Natal e não ter surpresa com aumento de preços lá na frente, 64% dos brasileiros estão fazendo pré-encomendas nesta temporada de festas.

Perguntados sobre o que fariam se descobrissem que determinados itens estão em falta, 39% dos consumidores disseram que gastariam menos, mas 33% gastariam mais, desde que encontrassem substitutos facilmente.

“Esses insights provam a necessidade do uso de dados em tempo real, da criação de operações muito mais autônomas e processos automatizados, da integração da cadeia estendida de Supply Chain, e da sensorização das operações e das variações de demanda", afirma Carlos Capps, líder das indústrias de Varejo, Consumo, Saúde e Agricultura da IBM Consulting para América Latina.

Fonte: Valor Econômico - 29/11/2022

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