Pane mundial do Whatsapp vira meme nas redes
Publicado em 25/10/2022
Apagão, que atingiu bilhões de usuários, mostrou mais uma vez a dependência da ferramenta
O Whatsapp, aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, registrou uma pane mundial na manhã desta terça-feira (25). O problema levou mais de uma hora para ser resolvido e virou meme nas redes sociais.
O impacto do apagão, que atingiu bilhões de usuários pelo planeta, mostrou mais uma vez o poder de implantação – e de dependência – dessa ferramenta de comunicação.
Os usuários que se sentem reféns dos grupos WhatsApp de suas famílias tiveram um momento de descanso na manhã desta terça.
Já aqueles que dependem do aplicativo para se comunicar no contexto profissional ficaram meio perdidos durante a pane, esperando que novas mensagens aparecessem em suas telas ou que os dois tracinhos ficassem azuis.
"Sabemos que as pessoas tiveram problemas para enviar mensagens no WhatsApp hoje", disse à AFP um porta-voz da Meta. "Resolvemos o problema e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", declarou, sem dar detalhes sobre a origem da pane.
Os primeiros relatos de usuários indicando problemas foram registrados por volta das 4h pelo horário de Brasília.
O site DowDetector, que acompanha as falhas dos serviços digitais, informou que havia observado uma grande interrupção do WhatsApp logo pela manhã, com reclamações de milhares de usuários de todo o mundo.
O WhatsApp, que superou os 2 bilhões de usuários no mundo em fevereiro de 2020, é um dos aplicativos de mensagens gratuitos mais populares do mundo.
O sistema foi comprado pelo Facebook em 2014 por pouco mais de US$ 19 bilhões (R$ 100 bilhões), a maior aquisição já realizada pelo grupo de Mark Zuckerberg.
O aplicativo se tornou um meio de comunicação privilegiado por inúmeros particulares, mas também por empresas pelo mundo, e qualquer pane pode ter um impacto imediato não apenas na vida dos usuários, mas também nos mercados financeiros.
Em outubro de 2021, quando o sistema sofreu perturbações durante horas, os traders, acostumados a usar Whatsapp durantes suas transações para compra e venda de produtos tão diversos quanto criptomoedas ou petróleo, tiveram que migrar rapidamente para sistemas concorrentes, como o Telegram, para poder fechar negócios.
Nesta terça-feira as ações da Meta Platforms, nome jurídico do grupo de Zuckerberg, registraram uma queda de 0,7% antes da abertura de Wall Street, em Nova York.
#whatsappdown
Logo que a pane foi registrada, a hashtag #whatsappdown (WhatsApp caiu, em tradução livre) se tornou uma das tendências mais populares do mundo no Twitter. A hashtag #Whatsapp também tomou conta do Instagram.
Vários memes surgiram imediatamente nas redes. Alguns mostravam Zuckerberg diante de uma parede de fios, tentando entender a pane, enquanto outros ilustravam usuários migrando para outras plataformas.
As plataformas da Meta, que incluem as redes sociais Facebook e Instagram, bem como os serviços de mensagens WhatsApp e Messenger, já foram vítimas de um apagão generalizado sem precedentes no ano passado. O serviço mais afetado foi o Facebook, que enfrentou uma pane de cerca de sete horas.
Na época, o Facebook reconheceu que o incidente foi devido a um erro de sua parte e não a um problema técnico.
Fonte: Folha Online - 25/10/2022
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)