Novas regras para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) vão ter efeito prático? Entenda
Publicado em 04/10/2022
Entre as principais novidades, o consumidor agora poderá cancelar um serviço através até das redes sociais. Veja as regras
A lei que criou os SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é de 2008, e estava precisando mesmo passar por uma atualização. As novas regras começam a valer a partir desta segunda-feira (3) e pretendem melhorar a relação empresa-consumidor, beneficiando ambas as partes.
Entre as principais novidades, o consumidor agora poderá cancelar um serviço através de qualquer canal disponibilizado pela empresa para fazer a contratação, até pelo WhatsApp, chatbot, aplicativos ou redes sociais.
As empresas poderão continuar oferecendo atendimento telefônico 24 horas por dia, mas será obrigatório o atendimento humano por, pelo menos, oito horas por dia. A demanda agora deve ser respondida em até sete dias úteis (antes o prazo era de cinco dias). A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vai criar uma ferramenta de acompanhamento da eficiência do SAC das empresas em resolver os assuntos. O ranking de eficiência será divulgado uma vez ao ano.
Outra mudança importante é que uma cobrança não reconhecida pelo consumidor deverá ser suspensa no momento em que ele comunica o problema ao SAC, independente do tempo da análise da empresa. Se a dívida realmente existir, a empresa pode fazer a cobrança depois.
Os SACs estão obrigados a informar o tempo de espera para que o consumidor seja atendido, e ainda disponibilizar a gravação entre o consumidor e a empresa em até cinco dias corridos, a partir da solicitação.
Outra mudança importante é que o consumidor não precisa digitar o número do CPF para ser atendido, como muitas empresas exigem. A nova regra diz que os dados só serão fornecidos se o atendimento for feito por uma atendente humano.
As novas regras deem ser cumprida por prestadores de serviço, como instituições financeiras, seguradoras, operadoras de telefonia fixa e móvel, além de empresas de TV por assinatura. O consumidor que tiver problemas com o SAC da empresa deve procurar o Procon, agências reguladoras do setor, ou registrar queixa no site consumidor.gov.br.
Fonte: Uol - 03/10/2022
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)