Inflação deve continuar caindo e se aproximando da meta de 5% ao ano, dizem analistas
Publicado em 29/09/2022 , por Rodrigo Viga
Prévia da taxa divulgada na última terça-feira pelo IBGE aponta redução de preços em diversos segmentos, como combustíveis e alimentos
O Brasil vai registrar taxa negativa da inflação, a chamada deflação, por dois meses consecutivos. O ICPA-15, que é a prévia da taxa, divulgado na última terça-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a deflação deve girar em torno de -0,37% neste mês, após já ter ficado negativa em agosto. A queda foi ancorada basicamente pela redução dos preços dos combustíveis, nas contas das operadoras de telefonia, em razão do teto do ICMS estabelecido pelo governo, e por causa de uma queda importante nos preços dos alimentos. O economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas André Braz acredita que a inflação do ano vai ficar cada vez mais próxima do teto da meta, que é de 5%: “A boa notícia desse IPCA-15 é que essa queda não ficou contida apenas no grupo de transportes. A gasolina teve uma participação muito importante nessa perspectiva de setembro, mas o grupo alimentação também trouxe uma notícia importante. A taxa do grupo ficou negativa e isso mostra que alimentos da cesta básica estão caindo de preço. Arroz e feijão ficaram negativos, carnes ficaram com o números negativo, vários itens importantes cairam de preço. E isso também contribuiu para essa deflação de -0,37% em setembro. O IPCA do mês pode ficar em torno de -0,30% em setembro”, opina. O ICPA oficial de setembro será divulgado na próxima semana.
O professor e economista Ruy Quintans avalia a perspectiva de nova deflação em setembro: “O IPCA-15, que é apurado entre o dia 16 do mês anterior e o dia 15 do mês de referência é uma espécie de prévia do IPCA mensal. Portanto, é bastante provável que tenhamos ainda uma perspectiva de queda na divulgação do IPCA do mês de setembro e uma influência significativa no curto prazo, até o final do ano de 2022”. A queda nos preços dos alimentos é importante, principalmente para as famílias mais pobres, que utilizam a maior parte do orçamento com esse tipo de gasto, segundo o professor do Ibmec Gilberto Braga. “De maneira simbólica e representativa, houve a redução do preço dos alimentos, o que é muito importante para a população de baixa renda. Por outro lado, o item que mais caiu de preço foi o leite longa vida, que é também um refresco. Apesar da queda no preço do leite, ele ainda acumula ao longo de 12 meses mais de 50% de aumento, o que é muito para uma população que depende do produto como fonte alimentar”, explica.
Fonte: Jovem Pan - 28/09/2022
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)