Pessoas de 36 a 50 anos são os principais alvos de golpes, aponta Serasa
Publicado em 19/08/2022
De acordo com o levantamento efetuado pela empresa, só no mês de junho, foram mais de 322 mil tentativas em todo o Brasil
Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian revela que pessoas entre 36 e 50 anos são os principais alvos de golpistas. O estudo analisa números de utilização indevida de identidade, como abertura de contas e até mesmo emissão de cartões. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraudes, só no mês de junho deste ano, foram 322.219 tentativas de fraude em todo Brasil, sendo que 36% das ações dos golpistas atingem esse público.
O estudo mostra que 27,5% das investidas atingem pessoas de 26 até 35 anos. Os consumidores de 51 a 60 anos representam uma fatia de 14% dos ataques. Já o público até 25 anos sofre 11,6% das tentativas, número muito próximo ao das pessoas acima de 60 anos que sofreram 11% de todas as iniciativas.O número total representa uma tentativa de golpe a cada 8 segundos.
De acordo com o Gerente Executivo de Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Rafael Garcia, a maior atuação dentro de uma determinada faixa etária se justifica pelo padrão de consumo. “O público de 36 a 50 anos é o que realiza mais transações e é o mais ativo economicamente. Independentemente da idade, todos podem ser alvo, por isso é tão importante que haja cuidado com o compartilhamento de dados e na hora de realizar transações.”
A pesquisa também aponta que a região Sudeste sofreu mais da metade das tentativas de fraude: 52,2%. No Nordeste, as investidas representam 17,6% do total. Já no Sul, os fraudadores cometeram 15,2% dos golpes. Centro-Oeste ficou com a penúltima posição, com 8,9% dos casos, seguido pelo Norte, onde foram registradas 6,1% das tentativas.
Quando analisados os segmentos, o que apresentou o maior número de tentativas de golpe foi o de Bancos e Cartões, com 57,1%. Em segundo lugar, está o setor das Financeiras, com 16,7%. No setor de Serviços, aconteceram 12,9% dos casos. No Varejo aconteceram 10,5% das ações dos criminosos. Uma fatia de 3% das tentativas de fraude ocorreu no setor de Telefonia.
Fonte: O Dia Online - 18/08/2022
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)