'Robô do Pix': golpistas prometem dinheiro fácil em troca de transferência bancária
Publicado em 25/07/2022 , por Karilayn Areias
Modalidade vem circulando nas redes sociais; golpes registraram aumento de cerca de 350% somente este ano, aponta empresa
Um levantamento feito pela PSafe, empresa de cibersegurança, identificou uma rede de perfis falsos que utilizam a cobrança de pagamentos via PIX como isca para obter dinheiro e dados confidenciais das pessoas.
Na prática, os golpistas chamam a atenção das vítimas marcando seus perfis em postagens nas redes sociais, afirmam que a pessoa ganhou um prêmio em dinheiro e informam que para resgatá-lo é preciso entrar em um link e preencher alguns dados. Ainda segundo o estudo, esse tipo de perfil chega a ter mais de 600 mil seguidores e cerca de 365 mil curtidas em seus posts, além de anúncios em buscadores na internet.
Outra abordagem feita é através de posts com falsas promessas de retornar um valor até dez vezes superior que a quantia enviada pela vítima. Também há perfis que oferecem sorteio do PIX no qual a vítima é direcionada a um site no qual deve inserir dados pessoais e bancários, como o do cartão de crédito. Posteriormente, os criminosos acessam os dados, que serão utilizados para a aplicação de outros golpes, como a clonagem do cartão.
Para se proteger dos estelionatários, o VP de Engenharia e Segurança da Zup, empresa de tecnologia do Itaú, Gilmar Esteves, recomenda que o internauta sempre desconfie da promessa de ganhos altos e rápidos. "Os golpistas se aproveitam de momentos frágeis das vítimas. Além do mais, nunca preencha formulários e insira dados bancários ou de cartões em sites ou sistemas desconhecidos", alerta. Se a pessoa tiver sido vítima do golpe via pix, o especialista frisa que infelizmente é muito difícil recuperar o valor perdido. Mesmo assim, Esteves aconselha que o consumidor lesado procure a polícia e registre um boletim de ocorrência. "Reporte a atividade ilícita com o máximo de detalhes, além de prints de conversas e outros", diz.
Já no caso de débitos em cartões, ele alerta que é importante efetuar o bloqueio e solicitar a emissão de um novo cartão. "Não esqueça de contestar as compras efetuadas pelos fraudadores. Nesse caso também é importante registrar uma ocorrência na Polícia Civil", destaca.
Um outro estudo da Psafe, realizado entre abril e maio deste ano, constatou um aumento de mais de 350% no número de tentativas de golpe do PIX, em comparação com os meses de fevereiro e março no Brasil. "Isso corresponde a quase sete mil tentativas deste golpe com este tema por dia, mais de 280 por hora e quatro por minuto somente entre os meses de abril e maio. E podemos ver que explorar a temática financeira é uma tendência entre os cibercriminosos, pois o mesmo crescimento está acontecendo com os golpes financeiros em geral”, alerta o executivo-chefe de segurança da PSafe, Emilio Simoni.
Fonte: O Dia Online - 22/07/2022
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)