Receita libera consulta à restituição do IR 2022; saiba como fazer
Publicado em 24/06/2022 , por Cristiane Gercina
Lote com correção de 1% será pago na quinta (30) para 4,3 milhões
SÃO PAULO
A Receita libera a partir das 10h desta quinta-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022, conforme a Folha antecipou. O lote será depositado para 4,3 milhões de contribuintes prioritários e não prioritários na próxima quinta (30) e terá correção de 1% com base na Selic (taxa básica de juros).
A consulta é feita pela internet, no site da Receita Federal. O contribuinte precisa informar o número do CPF, a data de nascimento e os dados solicitados na tela. Por essa consulta mais simples, o sistema não informa o valor da restituição.
Também há a opção de consultar a restituição pelo Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual do fisco. Para isso, é preciso ter senha gov.br nível prata ou ouro. Neste caso, deverá ser informado mais detalhes do pagamento.
VEJA COMO FAZER A CONSULTA:
- Acesse o Portal e-CAC e vá em "Entrar com gov.br"
- Na página seguinte, informe o CPF e vá em "Continuar"
- Depois, digite a senha e vá em "Entrar"
- Em "Serviços em destaque", vá em "Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)"
Ao todo, serão pagos R$ 6,3 bilhões. Do total, R$ 2,7 milhões são para cidadãos com prioridade legal, sendo 87.401 idosos acima de 80 anos, 675.495 entre 60 e 79 anos, 48.913 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 661.831 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Haverá ainda pagamento da restituição para 2,8 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de março deste ano.
O depósito dos valores ocorrerá na conta informada pelo trabalhador ao declarar o IR. Terão direito à restituição os contribuintes que não caíram na malha fina. Cidadãos com prioridade legal que corrigiram pendências e saíram da malha também recebem.
Se, por algum motivo, o crédito não ocorrer porque a conta foi desativada, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito no site, em https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor em até um ano, deverá fazer o pedido pelo Portal e-CAC, acessando "Declarações e Demonstrativos", em "Meu Imposto de Renda", e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
LOTES SERÃO CORRIGIDOS PELA SELIC
O segundo lote do IR terá correção de 1% sobre a taxa Selic. Os próximos lotes também serão corrigidos pela Selic, mas os percentuais ainda não foram informados. Ao todo, são liberados cinco lotes de restituição do Imposto de Renda. Os juros pagos aumentam para quem declarou nos últimos dias.
A Selic subiu para 13,25% na última quarta (15), após decisão do Copom(Comitê de Política Monetária) do Banco Central. O colegiado sinalizou que o aumento de juros se estenderá até a próxima reunião, em agosto, quando prevê uma nova alta, que pode ser de 0,5 ponto percentual ou de 0,25 ponto percentual.
VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DA RESTITUIÇÃO DO IR 2022
Lote | Data do pagamento |
1º | já pago |
2º | 30 de junho |
3º | 29 de julho |
4º | 31 de agosto |
5º | 30 de setembro |
Fonte: Folha Online - 24/06/2022
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)