IRPF: Receita Federal alerta para novo golpe contra contribuintes
Publicado em 16/05/2022
Criminosos têm enviado emails fraudulentos que pedem a confirmação de um falso cadastro para que recebam a restituição do imposto de renda
Um novo golpe tem tentado lesar contribuintes em processo de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo a Receita Federal, criminosos se passam pelo órgão ao enviar e-mails que pedem a confirmação de um falso cadastro para recebimento da restituição do IRPF. Imagens fraudulentas são usadas com a logo comemorativa da autarquia para os 100 anos do IRPF, além da conta gov.br.
A mensagem contém um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição, os criminosos informam os dados para recebimento da restituição via Pix. Ainda não há informações sobre quantas pessoas o e-mail falso e sobre quem foi lesado.
Para evitar este tipo de golpe, a Receita lembra que não envia e-mails ou alerta para os contribuintes com links e que apenas os canais oficiais devem ser utilizados para confirmar informações. "Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br", afirmou o órgão.
A declaração do IR 2022 deve ser enviada até o dia 31 de maio. Os pagamentos começam a ser feitos, em cinco lotes, começando também no próximo dia 31. Caso o contribuinte não cumpra o prazo, ele pode receber uma multa com valor de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
A Receita Federal informou que já foram entregues 20.889.198 declarações do IRPF 2022, ano-calendário 2021 até a última quinta-feira. A expectativa é que 34.100.000 de declarações sejam enviadas até o final do prazo.
Fonte: O Dia Online - 15/05/2022
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)