Banco do Brasil lança crédito para caminhoneiros e produtores rurais
Publicado em 08/04/2022

Caminhoneiros autônomos poderão antecipar frete de mercadorias em até 120 dias.
Já produtores rurais receberão apoio para preservação do meio ambiente O Banco do Brasil lançou nesta quinta-feira (7) uma modalidade de crédito para caminhoneiros autônomos. Batizada de "BB Antecipa Frete", ela permite a esses profissionais antecipar em até 120 dias o frete de mercadorias.
A linha terá juros a partir de 1,79% ao mês. A operação poderá ser realizada por meio digital, pelo aplicativo do banco. Para acessar o crédito, é preciso que o tomador seja cliente e seja vinculado a transportadoras conveniadas ao Banco do Brasil.
Segundo o presidente do BB, Fausto Ribeiro, a instituição conta com 2,5 mil empresas do segmento que são correntistas e 132 mil caminhoneiros que são clientes.
"Considerando a renda média destes clientes, estamos falando de um potencial de quase R$ 8 bilhões por ano em fretes antecipados. E o Banco do Brasil está de braços abertos para receber todos os caminhoneiros e empresas do segmento para abrir as contas".
A categoria está entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que participou do evento de lançamento da medida na sede do BB.
Marcelo Sampaio, ministro da Infraestrutura, comentou a novidade: "Muitas vezes, o caminhoneiro tira do próprio bolso para pagar o combustível e paga com a carta frete. A carta frete, às vezes, leva 10% do valor do combustível, e agora o Banco do Brasil vem com a taxa de 1,79%".
Durante o evento, o BB anunciou também a emissão de sua primeira Cédula de Produto Rural (CPR Preservação), com objetivo de apoiar produtores rurais na preservação do meio ambiente.
O segmento do agronegócio também faz parte do grupo de apoiadores de Bolsonaro.
A nova modalidade de crédito possibilita a monetização da área preservada, tendo como lastro para o financiamento a vegetação nativa do imóvel rural.
Na prática, os produtores terão acesso a recursos adicionais para arcar com custos decorrentes das atividades produtivas e de conservação.
Fonte: economia.ig - 07/04/2022
Notícias
- 17/04/2025 Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros, diz Serasa
- Presidente da Petrobras diz querer evitar trazer guerra comercial para preços
- Conta de luz: desconto para mais pobres pode custar R$ 4,5 bilhões para outros consumidores
- Hurb é multada e tem atividades comerciais suspensas
- Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar antecipação do 13º
- É possível penhorar restituição do Imposto de Renda de devedor, decide STJ
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)