Inquilinos devem negociar preço do aluguel após aumento, recomendam especialistas
Publicado em 08/04/2022 , por Karilayn Areias
Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), constatou que aluguéis no Rio de Janeiro subiram 0,81% em março
São Paulo - Após os valores dos aluguéis voltarem a subir em quatro das principais capitais brasileiras, segundo o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialistas em finanças pessoais acreditam que a única maneira do reajuste não pesar no bolso do inquilino é através de uma negociação com o dono do imóvel. De acordo com o levantamento, os valores dos aluguéis nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre subiram 0,81% em março deste ano.
Com isso, o Ivar acumula inflação de 6,24% em 12 meses, o maior patamar desde o início da série histórica, em janeiro de 2019. Continua após a publicidade "A única alternativa que o locatário vai ter é tentar negociar. [Negociar] ou com outro indicador de inflação ou tentar fazer uma negociação desatrelada de taxas em que ambas as partes cheguem a um ponto comum", opina a especialista em finanças pessoais e coordenadora do MBA em Finanças Corporativas da PUC-Rio, Graziela Fortunato.
Outro ponto destacado por Fortunato é a dificuldade que os proprietários terão para aplicar o reajuste devido a alta da inflação, que impacta no aumento do custo de outras categorias como alimentação, transporte, energia elétrica, entre outros. "Os proprietários terão dificuldade em aplicar esse reajuste por que as pessoas no geral não estão sofrendo somente com reajuste de aluguel. Agora a preocupação é maior com o aumento do preço em geral de produtos e serviços", pontua.
Já o advogado e professor especializado em Direito Imobiliário, Diego Amaral, credita o agravamento do aumento dos aluguéis a pandemia. Além disso, de acordo com ele, o momento atual pode ser considerado bom para os proprietários aplicarem reajustes, pois "não estamos mais com as atividades comerciais interrompidas por decretos governamentais".
Por fim, Amaral aconselha que o inquilino pesquise bastante antes de fechar ou renovar um contrato para assim encontrar um valor que mais se adeque ao seu poder aquisitivo. "Da mesma forma que está tendo um aumento natural e gradativo dos contratos de locações, também há um crescimento do volume de imóveis a serem alugados", diz.
Fonte: O Dia Online - 06/04/2022
Notícias
- 25/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Etanol se mostra como opção mais vantajosa que gasolina em 11 Estados e no DF
- Prevent Sênior, Amil e mais 12 planos são processados por práticas abusivas; veja lista
- Trabalhadores recebem primeira parcela do décimo terceiro nesta semana
- Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda
- Após Carrefour, Intermarché suspende venda de carne sul-americana na França
- Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano
- Juíza absolve acusados pela “lava jato” de abrir contas para lavagem de dinheiro
- Quais medidas devem ser incluídas no pacote de corte de gastos? Ex-diretor do BC analisa
- Terceira Turma reforma decisão que condenou plano de saúde a pagar exame realizado no exterior
- Plano de saúde é condenado por cancelamento de contrato de adolescente com TEA
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)