Kinder Ovo sofre Recall após suspeita de salmonella no Reino Unido
Publicado em 05/04/2022
A menos de duas semanas da Páscoa, a fabricante de chocolates Ferrero iniciou um recall de um dos principais produtos da empresa, o Kinder Ovo, após um surto de salmonella no Reino Unido. Até o momento, foram registrados 57 casos de intoxicação, sendo 40 deles em crianças com até 5 anos de idade.
A Food Standards Agency (FSA), agência reguladora equivalente à Anvisa, aconselhou que as pessoas evitem comer o alimento por ora. Segundo as autoridades, os ovos afetados possuem validade entre 11 de julho e 7 de outubro deste ano. Todos eles foram fabricados na mesma indústria. Outros produtos feitos no mesmo local não foram atingidos, de acordo com a FSA.
Investigações capitaneadas pela Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) encontraram uma suposta ligação entre casos relatados de intoxicação por salmonella e o Kinder Ovo.
De acordo com a chefe de incidente da FSA, Tina Potter, a Ferrero realizou voluntariamente a retirada e o recall dos produtos.
"Estamos trabalhando em estreita colaboração com eles e suas autoridades competentes para identificar a causa precisa desse surto. Também estamos trabalhando em estreita colaboração com o Reino Unido e parceiros internacionais, incluindo UKHSA e Food Standards Scotland", disse em comunicado.
Potter também aconselhou que os consumidores a não comer nenhum dos produtos listados pela agência."É realmente importante que os consumidores sigam este conselho para evitar o risco de adoecer com intoxicação por salmonella. Sabemos que esses produtos em particular são populares entre crianças pequenas, especialmente quando a Páscoa se aproxima. Por isso pedimos aos pais e responsáveis pelas crianças que verifiquem se algum produto que já está em sua casa é afetado por esse recall", acrescentou.
Os sintomas da salmonella incluem diarreia, cólicas estomacais, náuseas, vômitos e febre. Apesar de a maioria dos casos ser leve, pode haver complicações que resultem em internação hospitalar, sobretudo nos mais jovens, cujo sistema imunológico é mais vulnerável."A salmonella pode ser transmitida de pessoa para pessoa, portanto, qualquer pessoa afetada deve seguir boas práticas de higiene, como lavar bem as mãos após usar o banheiro e evitar manusear alimentos por outros sempre que possível, se tiver sintomas", disse Lesley Larkin, líder de vigilância, Patógenos gastrointestinais e segurança alimentar da UKHSA, no comunicado emitido pela FSA.
Fonte: economia.ig - 04/04/2022
Notícias
- 25/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Etanol se mostra como opção mais vantajosa que gasolina em 11 Estados e no DF
- Prevent Sênior, Amil e mais 12 planos são processados por práticas abusivas; veja lista
- Trabalhadores recebem primeira parcela do décimo terceiro nesta semana
- Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda
- Após Carrefour, Intermarché suspende venda de carne sul-americana na França
- Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano
- Juíza absolve acusados pela “lava jato” de abrir contas para lavagem de dinheiro
- Quais medidas devem ser incluídas no pacote de corte de gastos? Ex-diretor do BC analisa
- Terceira Turma reforma decisão que condenou plano de saúde a pagar exame realizado no exterior
- Plano de saúde é condenado por cancelamento de contrato de adolescente com TEA
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)