Consumidor troca manteiga por margarina e quer marca barata na inflação
Publicado em 25/03/2022 , por Joana Cunha ,Andressa Motter e Ana Paula Branco
Sortimento de produtos no mercado cai diante da alta dos preços, diz pesquisa
SÃO PAULO
O radar das empresas que monitoram a cadeia de suprimentos vem captando novas mudanças, provocadas pela inflação, no abastecimento dos supermercados e no comportamento do consumidor.
O cenário de fevereiro mostrou supermercados com menor variedade nas prateleiras e produtos mais populares, de acordo com a Neogrid, empresa de software para o varejo.
Segundo Robson Munhoz, diretor na Neogrid, a redução no sortimento é uma tentativa da indústria e do varejo de se adequarem à queda do poder de compra do cliente. Eles reduzem o chamado mix de marcas e, assim, as mais caras somem das prateleiras.
As vendas melhoraram em fevereiro, segundo a empresa, mas com um perfil diferente: a procura é por produtos mais baratos. E quando o consumidor encontra oferta, ele está comprando volume maior. O comportamento é típico de períodos inflacionários.
O leite foi uma das categorias com menor sortimento em fevereiro, e consequente venda de itens mais baratos, de acordo com a Neogrid.
Outro produto que chama a atenção é a margarina, em contraposição à manteiga, segundo a Horus, empresa de inteligência de mercado cuja pesquisa se baseia nas notas fiscais.
Em fevereiro, houve retração na incidência de manteiga nos carrinhos em relação a janeiro. A presença do produto nos cupons de compra caiu de 3,3% para 3%, enquanto a incidência da margarina subiu.
"Apesar de o aumento do preço médio da margarina ter sido superior ao da manteiga nos últimos 12 meses (36% ante 9%), a margarina ainda tem presença maior no carrinho, por apresentar preço médio por quilo inferior ao da manteiga (R$ 15 ante R$ 50), sendo, portanto, uma opção mais econômica", analisa a empresa.
Outra mudança de hábito de consumo tradicional em períodos de aperto é a compra dos iogurtes, um produto que costuma ser tratado como indulgência, ou seja, um prêmio acessível que o consumidor se oferece por reduzir outros gastos.
Por enquanto, o iogurte está entrando mais nos carrinhos, talvez com esse significado da indulgência. Pelos dados da Horus, a incidência média nas notas fiscais subiu de 7,3% entre janeiro e fevereiro de 2021 para mais de 8% nos dois primeiros meses deste ano.
O azeite vai na mesma linha. Porém, com preços em alta, os varejistas parecem ter reduzido o abastecimento com receio de queda na demanda, segundo a Horus. Em fevereiro, o azeite apresentou um aumento acima de 2% no chamado índice de ruptura, que mede a disponibilidade das mercadorias nas prateleiras.
Fonte: Folha Online - 24/03/2022
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