STJ condena hospital por surgimento de escaras em paciente
Publicado em 16/03/2022
De acordo com a paciente, as escaras tiveram origem na falta de sua movimentação em leito hospitalar. Para ela, o hospital não adotou as medidas necessárias para evitar as escaras.
Nesta terça-feira, 15, a 4ª turma do STJ confirmou condenação do hospital Copa D'Or ao pagamento de dano moral (R$ 50 mil) e dano estético (50 mil) à paciente por falha em atendimento médico, que causou escaras em paciente.
De acordo com a paciente, as escaras tiveram origem na falta de sua movimentação em leito hospitalar. Para ela, o hospital não adotou as medidas necessárias para evitar as escaras.
No STJ, o hospital recorreu pedindo a redução de valor arbitrado a título de dano moral e dano estético como indenização por falha em atendimento médico, que causou escaras em paciente. Para a empresa de saúde, o valor era incompatível com a razoabilidade e a proporcionalidade.
Em breve julgamento na tarde de hoje, o ministro Raul Araújo explicou que, pelas provas produzidas e pelo laudo pericial, ficou bem demonstrada a falha do hospital.
Ademais, o ministro registrou que o caso demandaria o revolvimento do conjunto fático-probatório, o que é vedado na instância na qual se encontra o STJ.
Por unanimidade, então, o colegiado negou provimento ao recurso do hospital.
Fonte: migalhas.com.br - 15/03/2022
Notícias
- 17/04/2025 Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros, diz Serasa
- Presidente da Petrobras diz querer evitar trazer guerra comercial para preços
- Conta de luz: desconto para mais pobres pode custar R$ 4,5 bilhões para outros consumidores
- Hurb é multada e tem atividades comerciais suspensas
- Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar antecipação do 13º
- É possível penhorar restituição do Imposto de Renda de devedor, decide STJ
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)