Veja o funcionamento dos bancos no Carnaval 2022
Publicado em 23/02/2022 , por Cristiane Gercina
Boletos de consumo podem ser pagos depois; impostos são quitados antes
SÃO PAULO
Os consumidores que tiverem contas com vencimento durante o Carnaval, entre sábado (26 de fevereiro) e quarta-feira (2 de março), devem ficar atentos às regras de pagamento para não ter de arcar com encargos financeiros como multas e juros.
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências bancárias de todo o país ficarão fechadas na segunda-feira (28 de fevereiro) e na terça-feira (1º de março), sem expediente. O funcionamento volta ao normal na Quarta-feira de Cinzas (2 de março), a partir do meio-dia.
A federação informa que contas de consumo como água, energia elétrica e telefone, além de carnês com vencimento na segunda e na terça poderão ser pagos sem nenhum acréscimo na quarta-feira. "As contas de consumo e os boletos de pagamento poderão ser pagos no primeiro dia útil, sem acréscimo."
No caso do pagamento de impostos, o contribuinte precisará adiantar a quitação. Para demais títulos, se a data de vencimento cair nos dias em que não houver expediente bancário, a orientação também é antecipar o pagamento nas agências ou fazer a quitação do débito por meios remotos, como celular, computador e telefone, além dos caixas eletrônicos.
A Febraban afirma que, em geral, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário quando há feriados nacionais, estaduais e municipais, o que não é o caso do Carnaval, que, na maior parte do país, não é feriado.
"Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos", informa a federação, em nota.
Os boletos bancários que já estiveram cadastrados no débito automático serão pagos normalmente, como ocorre a cada mês.
As regras de pagamentos de contas valem para qualquer título, incluindo prestação da casa própria, aluguel, condomínio e TV a cabo, por exemplo. Se a data de vencimento não tiver sido postergada, o ideal é quitar antes nas agências ou pagar por meios eletrônicos.
PAGAMENTOS PODEM SER AGENDADOS
Mariana Rinaldi, especialista da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) confirma que o pagamento das contas deverá ficar para o dia 2 de março, por causa da interrupção no atendimento por parte da Febraban.
Segundo ela, o consumidor deve verificar a data de vencimento do boleto para não ter de arcar com juros e multa. "É preciso conferir e ler atentamente o documento de cobrança para se certificar da possibilidade de prorrogação. E sempre guardar os comprovantes de pagamento", diz.
Mariana afirma que há, no entanto, contas "improrrogáveis", que costumam ser as relacionadas a cobranças de impostos, taxas, multas de trânsito e contribuições. "É importante observar que, quando o prazo de pagamento de alguma fatura não apresenta flexibilidade, é comum essa informação constar no documento. Nesses casos, recomendamos antecipar o pagamento para evitar qualquer cobrança indesejada de multas ou juros", diz ela.
Também há a opção de agendar o pagamento de títulos que tenham código de barras. Essa operação pode ser feita nos caixas eletrônicos, nos aplicativos ou sites dos bancos e, ainda, por meio de atendimento telefônico das instituições financeiras.
CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO INSS É SUSPENSO NO CARNAVAL
Já para quem vai sacar benefícios, como é o caso de aposentadoria, pensão e auxílio do INSS, o calendário de pagamentos será interrompido durante o feriado, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (3 de março).
Procurados, os bancos informaram que seguem as regras da Febraban. Todos disseram que oferecem canais de atendimento remoto para que os clientes possam quitar seus pagamentos na data exata, sem cobrança de multa e juros, se for o caso.
Segundo o Bradesco, os clientes podem efetuar o pagamento de suas contas que estejam na data de vencimento em todos os canais digitais durante os quatro dias de Carnaval. Itaú Unibanco e Santander também disponibilizam seus canais.
Clientes do Santander podem utilizar os canais digitais do Banco: app Santander e app Santander Empresas, internet banking, além da central de atendimento pelos telefones 4004-3535 (capitais e regiões metropolitanas), 0800-7023535 (demais localidades) e 0800-7235007 (pessoas com deficiência auditiva e de fala)", diz nota.
O Banco do Brasil possui atendimento eletrônico e por telefone para correntistas e poupadores. Funcionários públicos que têm direito ao abono do Pasep neste ano, no entanto, não poderão sacar valores nos feriados por meio das agências. Além disso, o calendário de liberações só funciona em dias úteis. "Vale lembrar que não há como sacar o abono salarial em dias não úteis", diz nota.
Caixa Econômica Federal tem, além dos canais remotos, a possibilidade de movimentação de contas por meio do aplicativo Caixa Tem, para quem poupança social digital. Os beneficiários do Auxílio Brasil não será afetados pelo fechamento dos bancos no Carnaval, pois o último lote sai nesta sexta-feira (25), para quem tem NIS (Número de Identificação Social) com final zero.
No caso da liberação do abono do PIS, os pagamentos serão interrompidos no Carnaval e por mais uma semana. Os valores são liberados nesta terça (22) e na quinta (24) para nascidos em maio e junho, respectivamente. Depois, os pagamentos serão retomados apenas no dia 15 de março.
Fonte: Folha Online - 22/02/2022
Notícias
- 25/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Etanol se mostra como opção mais vantajosa que gasolina em 11 Estados e no DF
- Prevent Sênior, Amil e mais 12 planos são processados por práticas abusivas; veja lista
- Trabalhadores recebem primeira parcela do décimo terceiro nesta semana
- Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda
- Após Carrefour, Intermarché suspende venda de carne sul-americana na França
- Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano
- Juíza absolve acusados pela “lava jato” de abrir contas para lavagem de dinheiro
- Quais medidas devem ser incluídas no pacote de corte de gastos? Ex-diretor do BC analisa
- Terceira Turma reforma decisão que condenou plano de saúde a pagar exame realizado no exterior
- Plano de saúde é condenado por cancelamento de contrato de adolescente com TEA
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)