Golpe que utiliza dinheiro 'esquecido' em bancos fez mais de 560 mil vítimas, segundo PSafe
Publicado em 17/02/2022
Cibercriminosos enviam mensagens com indicação de um link falso para consultar o valor e efetuar a transferência para a conta do destinatário
Rio - A PSafe estima que mais de 560 mil pessoas foram vítimas do golpe do "dinheiro esquecido". Desde que o Banco Central anunciou, no dia 24 de janeiro, que consumidores poderiam reaver uma quantia de dinheiro esquecido nos bancos, a empresa identificou sites falsos que estão utilizando este tema para atrair vítimas. As vítimas recebem mensagens por aplicativo ou redes sociais, com um link falso para consultar o valor e efetuar a transferência para a conta do destinatário.
Apesar de menos comum, as mensagens podem chegar também por outros meios, como e-mail ou SMS. O executivo-chefe da PSafe comenta que é possível que uma pessoa receba um e-mail com o seu nome e CPF e indicação de um site falso para resgatar a quantia.
Isso acontece devido a informações que são vazadas e disponibilizadas na Deep Web. "Neste momento, a vítima fornece ainda mais dados para que os golpistas consigam aumentar suas bases de dados e, assim, aplicarem ainda mais golpes, pois temos sites pedindo inclusive número da chave do PIX", explica.
Inicialmente a consulta poderia ser feita em um site do Banco Central nomeado como "Registrato", mas desde o dia 14 ela pode ser feita pelo Sistema de Valores a Receber. "Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que só há um site disponível para esse serviço, então consulte sempre a fonte oficial. Essas mensagens são phishings e utilizadas para que as vítimas forneçam dados sensíveis, como nome, CPF ou dados da conta bancária para que os criminosos possam aplicar seus golpes", alerta Emilio Simoni.
O que são phishings?
Phishings são golpes virtuais que simulam sites ou aplicativos de empresas ou pessoas famosas com o intuito de fisgar o usuário para obter informações confidenciais. “Os temas mais explorados pelos cibercriminosos em 2021 foram as falsas promoções, que aparecem em primeiro lugar no ranking, correspondendo a 46% do total de phishings detectados, o que seria equivalente a cerca de 65 milhões de pessoas vitimadas no país”, enumera Emilio Simoni.
Em segundo lugar, aparecem os golpes bancários (e-commerce, golpes que usam nomes de bancos e golpes do PIX), que representam 12,45%, correspondendo a aproximadamente 18 milhões de vítimas.
Entre os possíveis prejuízos ocasionados a partir de um golpe de phishing estão: vazamento de dados pessoais das vítimas e credenciais de acessos a contas roubadas, o que pode levar a perdas financeiras e vazamento de informações sigilosas.
*As projeções utilizam como base o número de usuários do sistema Android no país, que seriam 131,1 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte: O Dia Online - 16/02/2022
Notícias
- 25/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Etanol se mostra como opção mais vantajosa que gasolina em 11 Estados e no DF
- Prevent Sênior, Amil e mais 12 planos são processados por práticas abusivas; veja lista
- Trabalhadores recebem primeira parcela do décimo terceiro nesta semana
- Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda
- Após Carrefour, Intermarché suspende venda de carne sul-americana na França
- Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano
- Juíza absolve acusados pela “lava jato” de abrir contas para lavagem de dinheiro
- Quais medidas devem ser incluídas no pacote de corte de gastos? Ex-diretor do BC analisa
- Terceira Turma reforma decisão que condenou plano de saúde a pagar exame realizado no exterior
- Plano de saúde é condenado por cancelamento de contrato de adolescente com TEA
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)