Banco Central eleva taxa básica de juros, Selic, para 10,75%, maior patamar em quase cinco anos
Publicado em 03/02/2022 , por Marina Cardosomarina
Taxa sofre um aumento de 1,5 ponto percentual e chega ao maior patamar desde julho de 2017. Além disso, também é a primeira vez em cinco anos que o índice alcança dois dígito
Brasília - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira (2) subir a taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) em 1,5 ponto percentual. Com isso, a taxa sofre um aumento de 9,75% para 10,75% ao ano, maior patamar desde julho de 2017 (11,25%). Além disso, também é a primeira vez em cinco anos que a Selic alcança dois dígitos.
Após a alta desta quarta-feira, a Selic sofre o oitavo aumento consecutivo da taxa básica de juros. O anúncio do Copom realizado nesta tarde já era previsto pelos economistas. Segundo projeções de especialistas do mercado financeiro, a Selic ainda deve voltar a subir neste ano e chegar no patamar de 11,75% ao ano e, assim, permanecer até o fim do ano. O BC reajusta a taxa básica de juros como instrumento para enfrentar a inflação. Dessa forma, é uma tentativa de frear o avanço da alta de preços registrado nos últimos meses. Os reajustes na Selic refletem em todas as taxas de juros praticadas no país, por exemplo, as que um banco cobra ao liberar um empréstimo ou as que um investidor ganha após realizar uma aplicação financeira.
De acordo com Graziela Fortunato, especialista em finanças pessoais e professora do IAG- Escola de Negócios PUC-Rio, com a alta da taxa de juros, a tendência é que os preços parem de subir, ou seja, a tendência que é gere uma estabilidade. Continua após a publicidade "Porém, em relação as famílias que são devedoras, a dívida vai ficar mais caro, o que dificulta realmente a vida de quem é devedor. Quem está pensando em pegar um empréstimo, ou seja, contraiu uma dívida para fazer algum tipo de compra o melhor é não fazer isso agora porque os juros estão altos", disse ela.
Para as famílias poupadoras e com recursos sobrando, a alta da Selic é um ponto positivo porque, com o aumento da taxa de juros, os investimentos sem riscos ficam mais atraentes, o que estimula as pessoas a pouparem sem risco. "Agora, os investimentos estão pagando bem e o indicado é aplicar na renda fixa. Portanto, a dica para se proteger nesse momento é investir com sabedoria e consumir menos", explicou.
Fonte: O Dia Online - 02/02/2022
Notícias
- 25/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Etanol se mostra como opção mais vantajosa que gasolina em 11 Estados e no DF
- Prevent Sênior, Amil e mais 12 planos são processados por práticas abusivas; veja lista
- Trabalhadores recebem primeira parcela do décimo terceiro nesta semana
- Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda
- Após Carrefour, Intermarché suspende venda de carne sul-americana na França
- Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano
- Juíza absolve acusados pela “lava jato” de abrir contas para lavagem de dinheiro
- Quais medidas devem ser incluídas no pacote de corte de gastos? Ex-diretor do BC analisa
- Terceira Turma reforma decisão que condenou plano de saúde a pagar exame realizado no exterior
- Plano de saúde é condenado por cancelamento de contrato de adolescente com TEA
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)