Pesquisa da Serasa revela que 85% dos pais e mães falam sobre educação financeira com os filhos
Publicado em 14/10/2021
Porém, cerca de 67% dos entrevistados disseram ter ficado com o nome sujo em algum momento da vida e 66% atrasaram o pagamento de contas básicas
Rio - A pesquisa “Finanças Infantis”, realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box e que entrevistou mais de 1,2 mil pais e mães em todo o Brasil, mostra que 85% dos pais ensinam a importância de se ter uma vida financeira saudável aos seus filhos. Apesar disso, no dia a dia, nem sempre é fácil manter o planejamento financeiro, já que cerca de 67% disseram ter ficado com o nome sujo em algum momento da vida e 66% atrasaram o pagamento de contas básicas.
De acordo com Nathalia Dirani, gerente de marketing da Serasa, a educação financeira na infância é fundamental para que as gerações mais conscientes sejam formadas: “O quanto antes iniciarmos a educação financeira dentro de casa e nas escolas, veremos gerações mais conscientes, que entenderão melhor sobre valores e até mesmo sobre autogestão financeira. Com o acesso à internet e diversos conteúdos gratuitos disponibilizados, percebemos que os pais se sentem mais confortáveis para conversar sobre o tema, o que nos mostra que o antigo tabu de falar sobre dinheiro vem perdendo força”, explica.
Um dos caminhos para ensinar os filhos a lidar com dinheiro pode ser por meio da famosa “mesada”, o que ainda gera questionamento entre os familiares, segundo o estudo: pais e mães se dividem entre os que dão mesada (51%) e os que não dão (49%). Para aqueles que dão, o principal motivo é ensinar os filhos a lidarem com o próprio dinheiro e terem autonomia. Já entre os que não dão, a principal justificativa é ensinar aos filhos a importância de trabalhar para ganhar seu próprio dinheiro, ou considerarem os filhos ainda muito novos.
O levantamento também constatou que as classes AB já têm o hábito de fazer investimento para os filhos por meio de outros produtos financeiros de renda fixa e variável, como, principalmente poupança e previdência privada. Já nas classes C, D e E, investimentos como poupança e contas digitais estão entre os favoritos.
A Serasa informou que a pesquisa “Finanças Infantis” ouviu 1.276 pessoas em todas as regiões do país entre 1º e 13 de setembro de 2021. De acordo com a instituição, a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.
Fonte: O Dia Online - 13/10/2021
Notícias
- 25/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Etanol se mostra como opção mais vantajosa que gasolina em 11 Estados e no DF
- Prevent Sênior, Amil e mais 12 planos são processados por práticas abusivas; veja lista
- Trabalhadores recebem primeira parcela do décimo terceiro nesta semana
- Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda
- Após Carrefour, Intermarché suspende venda de carne sul-americana na França
- Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano
- Juíza absolve acusados pela “lava jato” de abrir contas para lavagem de dinheiro
- Quais medidas devem ser incluídas no pacote de corte de gastos? Ex-diretor do BC analisa
- Terceira Turma reforma decisão que condenou plano de saúde a pagar exame realizado no exterior
- Plano de saúde é condenado por cancelamento de contrato de adolescente com TEA
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)