Veja como evitar ser vítima de golpes ao investir
Publicado em 08/09/2021 , por Marcia Dessen
A informação é a melhor defesa contra investimentos irregulares
Poucos cuidados básicos são suficientes para evitar a maioria das reclamações e denúncias que chegam à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Trago um recorte de uma publicação da CVM sobre os principais cuidados recomendados, sem que cautelas adicionais sejam observadas.
INVESTIGUE ANTES DE INVESTIR
- Procure conhecer o mercado antes de investir, não apenas quando os recursos já estiverem disponíveis.
- Desconfie de promessas de retornos elevados com baixo risco. Rentabilidade e risco costumam andar de mãos dadas. Se é bom demais para ser verdade, desconfie.
- Baseie sua decisão em questões objetivas e tenha um espírito crítico. Golpistas costumam ser pessoas simpáticas, habituadas a mentir.
VERIFIQUE SEMPRE O OFERTANTE E O INTERMEDIÁRIO
- Apenas instituições financeiras autorizadas, tais como bancos, distribuidoras e corretoras, podem oferecer operações no mercado de valores mobiliários. Consulte o site da CVM em Participantes do Mercado para verificar se a empresa com a qual está mantendo contato é autorizada a operar.
- Agentes autônomos de investimento devem ser contratados por intermediário registrado na CVM para atuar na distribuição e na mediação de valores mobiliários.
- Cursos sobre investimentos são muito utilizados por pessoas não autorizadas a atuar na intermediação de valores mobiliários visando se aproximar do público e oferecer serviços. Instituições autorizadas podem oferecer cursos, além de intermediar operações no mercado.
ASSEGURE O ENTENDIMENTO DOS RISCOS E DAS CARACTERÍSTICAS DO INVESTIMENTO
- Não tenha receio de fazer perguntas. Golpistas têm por costume questionar a sua inteligência para compreender a proposta de investimento na esperança de que você se cale.
- Se você não consegue explicar a alguém ao menos as principais características do investimento, é porque não o entendeu completamente. Busque melhor compreensão.
- Decida com calma. Desconfie de oportunidades apresentadas como imperdíveis que exigem decisão imediata. Querem evitar que você reflita e desista.
PROTEJA AS SUAS INFORMAÇÕES E ACOMPANHE AS SUAS OPERAÇÕES
- Não entregue sua senha a terceiros, ela é como a chave de sua casa.
- Você pode contratar pessoas para administrar seus investimentos, mas elas devem ter registro de administrador de carteira de valores mobiliários na CVM. Agentes autônomos fazem contatos comerciais, mas não podem gerir seus investimentos. Se receber essa oferta, recuse e denuncie à CVM.
- Acompanhe as operações realizadas em Bolsa, em seu nome no Canal Eletrônico do Investidor (CEI). Se houver algo errado, contate a instituição financeira. Caso o problema não seja esclarecido e corrigido, acione a CVM.
UTILIZE OS MEIOS DE DEFESA DO INVESTIDOR
- Em caso de perdas em operações em Bolsa de Valores por falhas na execução de ordens (e outros motivos), acesse o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP). Decisões contrárias ao interesse dos investidores podem ser objeto de recurso à CVM.
- Em caso de irregularidades, apresente sua denúncia ou reclamação à CVM, por meio do site, em Serviço de Atendimento ao Cidadão. A reclamação será investigada no âmbito da competência administrativa, e o Ministério Público será comunicado se houver indícios de crime.
- O consumidor pode contar, também, com os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor como Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e Entidades Civis de Defesa do Consumidor.
Fonte: Folha Online - 07/09/2021
Notícias
- 25/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Etanol se mostra como opção mais vantajosa que gasolina em 11 Estados e no DF
- Prevent Sênior, Amil e mais 12 planos são processados por práticas abusivas; veja lista
- Trabalhadores recebem primeira parcela do décimo terceiro nesta semana
- Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda
- Após Carrefour, Intermarché suspende venda de carne sul-americana na França
- Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano
- Juíza absolve acusados pela “lava jato” de abrir contas para lavagem de dinheiro
- Quais medidas devem ser incluídas no pacote de corte de gastos? Ex-diretor do BC analisa
- Terceira Turma reforma decisão que condenou plano de saúde a pagar exame realizado no exterior
- Plano de saúde é condenado por cancelamento de contrato de adolescente com TEA
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)