Não assine contratos por impulso
Publicado em 22/04/2021 , por Maria Inês Dolci
Contratos têm letras miúdas, exceções, expressões pouco conhecidas, mas não se compra nada sem antes lê-lo atentamente
Às vezes, parece que tudo no Brasil está em promoção, exceto os produtos da cesta básica, gás de cozinha e combustíveis. Mas nem sempre o que está mais em conta vale a pena. Se estiver cotando planos de saúde, verifique se a rede credenciada (médicos, laboratórios, hospitais) atende às suas necessidades e de seus dependentes. Se avaliar ofertas de cursos universitários, MBA e de pós-graduação, o primeiro passo é ter certeza do reconhecimento pelo Ministério da Educação.
Além disso, consumidores de outros estados têm se interessado em fazer faculdade em São Paulo, pois as aulas são remotas e há muitas promoções. Devem se informar, porém, se as aulas continuarão a distância quando a pandemia de coronavírus for controlada.
Sim, contratos são difíceis de compreender. Há letras miúdas, exceções, expressões pouco conhecidas. Paciência. Não se compra nada sem antes ler atentamente o contrato, a fim de saber a que estamos nos comprometendo.
No caso de curso, você também deve esclarecer dúvidas sobre carga horária, conteúdo programático e como as aulas serão ministradas (presencialmente, remotamente ou de ambas as formas). Há material didático? Como poderá obter mais informações sobre as aulas já ministradas, caso não entenda bem o conteúdo?
Além disso, há que somar todos os pagamentos previstos para o ano, e dividir por 12. Assim, ficará mais claro se houve mesmo desconto nos preços. E consulte os rankings de reclamações de consumidores, para ver se há problemas, e se eventuais (ou frequentes) demandas foram resolvidas.
Tente conversar com alguém que tenha feito aquele curso recentemente. É provável que integrantes de grupos de bairros e de regiões no Facebook tenham estudado naquela instituição. Eles a recomendariam?
Quanto aos planos de saúde, uma das recomendações é entrar no site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), e conferir as notas da operadora no IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar), que avalia quatro dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde; Garantia de Acesso; Sustentabilidade no Mercado, e Gestão de Processos e Regulação.
Dessa forma, você saberá mais sobre a qualidade da assistência médica prestada; qualidade e acesso a hospitais, laboratórios e profissionais de saúde; satisfação do cliente e solidez do plano de saúde; qualidade da gestão administrativa.
Antes dessas providências, não assine nada. Contratos são operações econômicas entre uma pessoa e uma empresa, que implicam direitos e deveres. Veja se os direitos são os que gostaria de ter, e se as obrigações são factíveis (podem ser realizadas). Boa sorte!
Fonte: Folha Online - 21/04/2021
Notícias
- 22/04/2025 Fraudes no Pix causaram prejuízos de cerca de R$ 5 bilhões no acumulado de 2024
- Salário-maternidade para desempregadas: saiba como solicitar o benefício e quais são os requisitos
- Processos que pedem vínculo de emprego, como na ‘pejotização’, crescem 57% em 2024
- Entenda como vai funcionar a nova tarifa grátis de energia proposta pelo governo
- Idoso será indenizado após cair em buraco e ficar tetraplégico
- Dívidas e empréstimos precisam ser declarados no imposto de renda; saiba como
- Concurso público: como estudar mesmo trabalhando?
- Concurso da Conab abre inscrições para mais de 400 vagas em todo o Brasil
- Bets têm que estar cadastradas na plataforma consumidor.gov.br (NOVO)
- Boletim Focus: mercado financeiro reduz estimativa de inflação para 2025 e vê alta maior do PIB
- Família cuja filha teve o dente quebrado após acidente em espaço infantil será indenizada
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)