Não compre se tiver de entrar em lista de espera
Publicado em 09/12/2020 , por Maria Inês Dolci
Você já percebeu, em compras presenciais ou online, que em algumas áreas há menos opções de produtos? E que, em certos casos, os prazos para entrega são muito longos, como, por exemplo, de até três meses para veículos novos? As sugestões são: compare preços, pois isso pode encarecer os produtos, e não compre se tiver de entrar em lista de espera.
A falta de matérias-primas e insumos é responsável por este problema. Com a redução dos estoques —ocorrida, principalmente, entre março e abril, devido à quarentena—, situação acentuada mais recentemente, com a retomada parcial da demanda, faltam produtos de determinados modelos e características.
Além desses fatores, pequenas e médias empresas ficaram sem recursos financeiros para retomar a produção e repor estoques. E estão cautelosas quanto à continuidade e ao ritmo do crescimento econômico, pois temem novas ondas de contágio que levem as autoridades a reduzir o horário ou até a proibir a abertura das lojas.
Por tudo isso, o consumidor tem de avaliar muito bem a necessidade de adquirir agora um produto com pouca oferta. Reforço: não compre se tiver de entrar em lista de espera. Como a inflação, porém, está de volta, economize caso deixe para comprar mais adiante, quando houver pronta entrega.
Se tiver urgência, contudo, consulte diversas lojas, pois algumas podem ter um estoque maior e melhores ofertas. E não se esqueça de verificar muito bem o valor do frete e o real prazo de entrega, que deverá ser comprovado por escrito (por email ou no site, por exemplo).
Nunca é demais lembrar que esta situação só melhorará efetivamente quando e se tivermos vacinas contra a Covid-19 para todos os brasileiros. Até o momento, sabemos pouco sobre a abrangência da vacinaçã
Outro dia, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, até disse que, depois aglomerações durante as eleições municipais, não teria havido registro de aumento dos casos da doença. Na verdade, os números mostram exatamente o contrário: há crescimento no número de infectados e de mortes.
Enquanto esgrimimos a retórica negacionista, alguns países já começaram a imunizar segmentos da população. E o Reino Unido iniciou a vacinação em massa nesta terça-feira (8).
No Brasil, o governo de São Paulo anunciou que iniciará a vacinação em 25 de janeiro de 2021. O compromisso é vacinar toda a população do estado. O Ministério da Saúde, por sua vez, apresentou um cronograma em que projeta a imunização a partir de março, inicialmente para idosos com 75 anos ou mais, profissionais de saúde e indígenas.
Nesta segunda-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro disse que a vacina que for certificada será gratuita, não obrigatória, e distribuída para toda a população. Tomara que a imunização ocorra logo para todos os brasileiros.
Fonte: Folha Online - 08/12/2020
Notícias
- 26/11/2024 IPCA-15 sobe 0,62% em novembro, aponta IBGE
- Carrefour: entenda o caso e o que está em jogo
- Como evitar as compras por impulso e os gastos exagerados no Natal e fim de ano? Veja dicas
- Black Friday: Procon-SP já registrou mais de mil reclamações
- Economia do pente fino nos benefícios do INSS neste ano caiu para R$ 5,5 bi, diz Clayto Montes
- Novos processos seletivos do SEST SENAT oferecem vagas em diversas cidades
- Uber é condenado a indenizar passageira por acidente causado durante a viagem
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)