Preços nos supermercados em SP têm maior alta para setembro desde o Plano Real
Publicado em 22/10/2020

Associação Paulista de Supermercados (Apas) avalia que não há mais nada que o governo possa fazer; óleo e arroz lideram altas
Os preços nos supermercados de todo o Brasil chamam a atenção nos últimos meses, com a inflação brasileira sendo puxada pela alta dos alimentos . Em São Paulo, a situação não é diferente. Em setembro, os supermercados tiveram a maior inflação para o mês desde o Plano Real, criado em 1994. O avanço é alavancado pelas altas do óleo de soja, 30,62%, e do arroz, 16,98%.
A alta do arroz , uma das que mais repercutiu, levou o governo a zerar os impostos de impostação para a soja em grão, o próprio arroz e também o milho , mas hoje a Associação Paulista de Supermercados (Apas) avalia que não há mais o que possa ser feito para conter a alta de preços dos alimentos. Será preciso esperar que a próxima safra consiga reequilibrar oferta e demanda, reduzindo os preços.
O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), que é calculado pela Apas e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), subiu 2,24% no mês de setembro, após já ter subido 0,90% em agosto. A alta do mês passado é recorde para setembro desde o início da série do IPS.
Com a aceleração recorde em setembro, o índice acumula uma alta de 8,30% em 2020 e de 12,01% em 12 meses. Portanto, a inflação nos supermercados do estado de São Paulo supera bastante o IPCA, índice considerado como inflação oficial do país, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que subiu 0,64% em setembro, chegando a um avanço de 1,34% no ano e de 3,14% em 12 meses . A principal razão da alta do IPCA é justamente o preço dos alimentos. No acumulado de 2020 até setembro, o óleo de soja subiu 61,75% nos supermercados paulistas; em 12 meses, 72,31%. O arroz, por sua vez, subiu, respectivamente, 47,04% e 51,26%.
O mês de setembro, marcado pela inflação recorde, também teve outros itens mais caros nos mercados, como o leite e seus derivados: leite (7,26%), muçarela (7,73%), queijo prato (5,8%) e leite condensado (3,19%). As carnes também subiram: bovina (4,77%), suína (6,96%) e de frango (1,67%). Cortes populares como contrafilé (7,81%), acém (6,68%) e coxão duro (9,7%) tiveram altas expressivas no mês.
Fonte: economia.ig - 21/10/2020
Notícias
- 23/04/2025 Diesel e etanol têm baixas nos preços na primeira quinzena, segundo pesquisa
- Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
- Fraude de arroz e feijão: governo apreende 32 toneladas irregulares em SP
- Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
- Banco é condenado por má-fé após alegar desconhecer terceirizados
- Produtora é condenada após cancelamento de show contratado para festa de 50 anos
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)