Taxas de juros de cartões de crédito e cheque especial registram queda pelo sexto mês seguido
Publicado em 14/10/2020
Apesar das reduções consecutivas, diminuição nos juros do cartão de crédito ainda é pequena
Brasil - As taxas de juros das operações de crédito para pessoas físicas voltaram a cair no mês de setembro, de acordo com a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Com a queda no mês anterior, as taxas registram pelo sexto mês seguido redução, porém associação afirma que a diminuição nos juros do cartão de crédito ainda é pequena.
Todas as seis linhas de crédito para pessoas físicas registram queda no mês anterior (juros do comércio, cartão de crédito, cheque especial, financiamento de veículos, empréstimo pessoal em bancos e financeiras). A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,54% no mês. Assim, passou de 5,59% ao mês (92,08% ao ano) em agosto para 5,56% ao mês (91,42% ao ano) em setembro, o que representa a menor taxa de juros desde setembro de 2013. No caso do cartão de crédito, a taxa passou de 11,09% ao mês (253,26% ao ano) em agosto para 11,03% ao mês (250,98% ao ano) em setembro. Já o cheque especial foi de 7,03% ao mês (125,98% ao ano) para 7,01% ao mês (125,47% ao ano) no mês anterior.
Segundo Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo responsável pela análise, alguns fatores são responsáveis por essa queda. Entre eles estão redução da taxa básica de juros (Selic) para 2% ao ano e expectativa de novas reduções da taxa básica de juros frente a um cenário de inflação baixa e recessão econômica, redução dos depósitos compulsórios, promovida pelo Banco Central, operações de crédito com juros baixos e subsídios do governo para pagamento das folhas das empresas pequenas e médias, renegociação de dívidas com juros menores para não agravar ainda mais o quadro de inadimplência e problemas financeiros das empresas e pessoas físicas.
Na visão de Oliveira, tendo em vista a piora do cenário econômico, com maior risco de crédito e da elevação da inadimplência, a tendência é que as taxas de juros possam ser elevadas nos próximos meses. “Mas algumas ações do Banco Central podem amenizar estas altas, como redução de impostos, compulsórios e reduções da taxa básica de juros”, afirma ele.
Fonte: O Dia Online - 13/10/2020
Notícias
- 26/11/2024 IPCA-15 sobe 0,62% em novembro, aponta IBGE
- Carrefour: entenda o caso e o que está em jogo
- Como evitar as compras por impulso e os gastos exagerados no Natal e fim de ano? Veja dicas
- Black Friday: Procon-SP já registrou mais de mil reclamações
- Economia do pente fino nos benefícios do INSS neste ano caiu para R$ 5,5 bi, diz Clayto Montes
- Novos processos seletivos do SEST SENAT oferecem vagas em diversas cidades
- Uber é condenado a indenizar passageira por acidente causado durante a viagem
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)