5 aprendizados e oportunidades para o setor de alimentação pós pandemia
Publicado em 09/07/2020
PROTESTE lança ebook gratuito com temas urgentes para empreendedores gastronômicos
Responsável pelo curso on-line de gestão de empreendimentos gastronômicos - oVocê Chef: da Cozinha ao Lucro– a PROTESTE -, maior Associação de Consumidores da América Latina, reuniu um time de especialistas para debater caminhos e soluções para o setor de alimentação nos pós-pandemia. O debate, realizado em lives nas redes sociais da PROTESTE, deu origem ao ebook gratuito“Empreendimentos Gastronômicos Pós-Pandemia”, que oferece direcionamentos para repensar ou mesmo desenvolver novos negócios gastronômicos.
Juntamente com os convidados Fernando Blower, presidente do Sindicado de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), Rualiane Bittencourt, nutricionista e assessora em segurança de alimentos; Rachel Carvalhaes, consultora em gestão de empreendimentos gastronômicos; e da gestora estadual de projetos no segmento de alimentação fora do lar do Sebrae-RJ, Louise Nogueira, a PROTESTEcompilou no documento ações cruciais para se enfrentar a crise e apresentar respostas rápidas para garantir a longevidade do negócio de alimentação.
"São dicas preciosas que dialogam com o curso Você Chef, da cozinha ao lucro, que tem módulos sobre qualidade e segurança do alimento, engenharia de cardápio, marketing, planejamento, formação de preços, direito dos consumidores. Assuntos que são cruciais para se planejar um empreendimento e que agora, no pós-pandemia, serão fundamentais para sobreviver em um mercado cada vez mais rigoroso”, avalia Pryscilla Casagrande, coordenadora do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE, área responsável pelo curso.
Os temas tratados no ebook envolvem finanças, orientações sobre auxílio emergencial, a importância de se organizar as fichas técnicas e automatizar processos, as tendências do setor, incluindo modelos grab and go, dark kitchens, delivery, e a importância das boas práticas de manipulação dos alimentos em um cenário de pandemia. Outro assunto relevante, é a importância da comunicação transparente e próxima ao consumidor final.
“Hoje uma estratégia de marketing bem feita pode mudar o lugar do negócio, criar audiência e aumentar significativamente a demanda”, alerta a proprietária da C’est Prêt Consultoria, Rachel Carvalhaes. Segundo ela, muitos dos seus clientes estão aproveitando o momento para repensar os seus processos e planejamento para lidar de forma mais apropriada ao “novo normal”.
Aos empreendedores de food service ou futuros donos de negócios na área de alimentação, a PROTESTE faz o convite para se juntar à comunidade Você Chef. Inscreva-se!
EMPREENDIMENTOS GASTRONÔMICOS PÓS-PANDEMIA 5 aprendizados e oportunidades para o setor de alimentação
Dicas que você encontra no ebook
1. A palavra-chave do momento é reinvenção. Mas, antes de tomar qualquer decisão é preciso avaliar o próprio negócio.
2. Analise profundamente o caixa, os custos envolvidos na operação, as despesas.
3. Aproveite o tempo imposto pela quarentena para redigir as fichas técnicas corretas, o receituário, cadastrar todos os itens no estoque, fazer a precificação certa, além de renegociar contratos, aluguéis, buscar acordos e repensar a equipe.
4. Os subsegmentos que terão maior demanda no pós-pandemia são hamburguerias, pizzarias e serviços à la carte.
5. O consumidor está mais conscientização sobre segurança alimentar e tem maior desejo por alimentos mais nutritivo.
6. O delivery é uma tendência que veio para ficar, mas do ponto de vista econômico trata-se de uma saída, e não uma solução.
7. O marketing digital nunca foi tão apropriado. É preciso estar ativo e coerente nas redes sociais, plataformas que atingem muitas pessoas e são importantes para estreitar a relação com o cliente
Fonte: Proteste - proteste.org.br - 08/07/2020
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