Equipe de Guedes prepara mais de 20 medidas emergenciais para combater crise
Publicado em 16/03/2020
Ministro, no entanto, frisa que mantém o foco em reformas estruturais
O governo prepara um conjunto de mais de 20 medidas emergenciais para combater os efeitos da pandemia de coronavírus sobre a economia. Segundo uma fonte da área econômica, a expectativa é que sejam feitos anúncios "todos os dias".
A ideia é que as ações respondam a demandas imediatas, enquanto a equipe econômica se esforça para acelerar a tramitação das reformas no Congresso . Assim, seria possível atacar a crise em duas frentes: uma emergencial , e outra com foco em medidas estruturantes. A avaliação é que, se o sinal for de que as reformas vão parar, o país perde credibilidade junto a investidores.
Na noite de quinta-feira, o Ministério da Economia já anunciou parte das iniciativas para mitigar os efeitos da turbulência, incluindo a antecipação do pagamento de R$ 23 bilhões a aposentados e pensionistas, referente à primeira parcela do pagamento do 13º salário . Também está em estudo a ampliação do limite para empréstimos consignados.
A avaliação do time do ministro Paulo Guedes é que não há espaço para a concessão de socorro que tenha impacto nas contas públicas, como redução de impostos. A opção é recorrer a ferramentas de crédito e relacionadas à política monetária, em ações coordenadas com o Banco Central e bancos públicos. Crédito para empresas aéreas
Uma dessas novas ações já está decidida. Nos próximos dias, deve ser anunciada uma linha especial de crédito para empresas aéreas. Pelo mecanismo, companhias do setor poderão rolar por até três meses financiamentos de capital de giro . O foco é dar um fôlego para o setor, diretamente afetado pelos efeitos da pandemia .
O uso da linha de crédito seria uma substituição à demanda inicial do setor, de desoneração de tributos, justamente por falta de espaço para abrir mão da arrecadação.]
Na última quarta-feira, causou mal-estar entre parlamentares a falta de ações concretas na apresentação de Guedes a líderes. O ministro usou o espaço para fazer uma defesa de 19 projetos incluídos em um ofício enviado ao Congresso no início da semana, incluindo propostas de ajuste fiscal e revisão de marcos regulatórios.
Guedes , no entanto, tem insistido na importância de não repetir o receituário de governos do PT , que elevaram gastos públicos como resposta à crise financeira global de 2008. Embora as ações tenham mitigado os efeitos da turbulência num primeiro momento, o uso prolongado das medidas é apontado como um dos motivos para a crise fiscal que se seguiu nos anos seguintes.
Fonte: economia.ig - 13/03/2020
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)