Olho vivo evita turbulências no bolso
Publicado em 28/11/2019 , por Maria Inês Dolci
Atenção ao pesquisar e comprar passagens aéreas online, pois há pegadinhas
Final de ano é sinônimo de festas (Natal e Réveillon) e de férias. É a época em que familiares residentes em diversas cidades, às vezes em estados distantes ou até outros países, tentam se reunir. Olho vivo, contudo, ao pesquisar e comprar passagens aéreas online: há pegadinhas, ofertas de serviços não solicitados, cobranças variadas e até o risco de comprar gato por lebre.
Não é demais lembrar isso na semana da Black Friday (esta sexta-feira, dia 29). Afinal, correria e compras de bilhetes aéreos não combinam. Para jovens que já nasceram no mundo dos computadores, smartphones e redes sociais, não há muito problema, por exemplo, com o reloginho do site da companhia aérea avisando que o tempo para terminar a compra está se esgotando. Para quem tem menos familiaridade com serviços digitais, a situação se complica.
O ideal é definir, antes de pesquisar passagens, horários de ida e volta, ter à mão o cartão de crédito, e avaliar se necessita mesmo despachar bagagens, pois pagará por isso. Mesmo em sites que vendem bilhetes de todas as companhias, tenha cuidado, pois costumam abrir em combos (passagem + hospedagem).
Cuidado, também, com ofertas a preços irrisórios, fora da realidade. Elas podem esconder alguma armadilha para o cliente. Por exemplo, voos que comecem em um dia da semana e que tenham tantas paradas que só cheguem ao destino no dia seguinte.
Muitos consumidores também enfrentam outro inconveniente: depois de concluída a compra, digitado o número, o nome e o Código de Verificação do Cartão (CVC), recebem o aviso de que houve erro. Às vezes, o pagamento já foi lançado no cartão de crédito, e a pessoa refaz a transação. Para evitar isso, confira no cartão (na Internet ou por telefone) se a compra interrompida ocorreu.
Prepare-se, também, para alguma dificuldade em obter ofertas na classe econômica para ida e volta. Pode ser que tenha de recorrer a mais de uma companhia. Além disso, deixe as milhas que, por ventura, tenha acumulado, para bancar uma passagem mais cara, em função da data ou da proximidade do voo.
As pegadinhas a que me referi são ofertas de bilhete mais caro, que pode ser remarcado, de seguro, de assentos mais confortáveis, de mais malas despachadas, de locação de veículo etc. Da mesma forma, é cobrada a reserva do assento (gratuita somente no check-in).
Os sites que vendem passagens não primam pela qualidade da informação dos direitos do consumidor. Por exemplo, o arrependimento rápido, ou seja, a possibilidade de cancelar, sem custo, em até 24h, bilhetes adquiridos on-line com pelo menos uma semana de antecedência da data da viagem.
Muita atenção à bagagem de mão: em rotas nacionais, pode ter no máximo 10 quilos, e 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura, largura e comprimento). Como rodinhas e alças contam para essas dimensões, meça e pese sua mala antes de ir ao aeroporto. Confirme com a companhia aérea o peso e as dimensões em voos internacionais.
Se tiver reclamações ou se sentir lesado, guarde todos os e-mails, comprovantes, recibos e tíquetes, e recorra a um órgão de defesa do consumidor ou à Anac, agência reguladora da aviação civil.
Fonte: Folha Online - 27/11/2019
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