Em parceria com agências, YouTube notifica se vídeo é falso no Brasil
Publicado em 27/11/2019
Empresa diz que quer dar mais contexto a usuários diante de disseminação de notícias falsas
SÃO PAULO
O YouTube começa a informar se alguns vídeos virais veiculados na plataforma são falsos ou verdadeiros a partir desta terça-feira (26).
Temas populares checados por agências de checagem do Brasil serão acompanhados de painéis informativos relacionados a termos de busca na plataforma, que vão informar se os conteúdos são verídicos.
As informações ainda não estão disponíveis, mas o YouTube afirma que as mudanças devem ocorrer até o fim da
Ao procurar um tema já checado por uma das agências, como "água de abacaxi cura câncer", por exemplo, o espectador poderá saber se a informação é falsa de acordo com a avaliação de determinado veículo.
O Brasil é o terceiro país em tempo de visualização no YouTube e tem mais de 100 milhões de usuários mensais. Segundo a empresa, a função estava disponível na Índia e chega ao país graças à oferta de serviços de checagem.
Segundo o YouTube, não há critério para que um vídeo seja considerado viral e as informações dependem exclusivamente das agências de checagem, que devem inserir a classificação em uma plataforma de código aberto chamada Schema.org ClaimReview.
O Google não repassa demanda às agências, que escolhem de acordo com suas próprias regras o que será checado.
Participam da iniciativa hoje UOL Confere, AFP Checamos, Agência Lupa, Projeto Comprova, Boatos.org, Estadão Verifica e Aos Fatos.
As mudanças seguem o propósito de dar mais contexto a usuários diante das críticas que as empresas de tecnologia recebem para conter a disseminação de notícias falsas. O Google trabalha com parceiros e alega que, sozinho, não consegue verificar os conteúdos.
Uma discussão paralela ocorre em relação a anúncios pagos por campanhas políticas. Google e Twitter anunciaram medidas para dar fim à pratica ou minimizar seus efeitos diante da proximidade das eleições americanas. O Facebook ainda permite post político pago, mesmo que contenha conteúdo falso.
Em comunicado nesta terça, o YouTube afirmou que também passará a informar a origem de financiamento de canais que são propriedade de empresas jornalísticas que recebem recursos de um governo ou órgão público.
Os canais indicarão que o veículo é "financiado por completo ou em parte" por um governo ou é um "serviço público de transmissão", com um link para a página da Wikipédia.
Fonte: Folha Online - 26/11/2019
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)