Dinheiro extra do 13º e Black Friday ajudam quem está planejando férias
Publicado em 26/11/2019 , por Fernanda Brigatti
Chance de tarifa baixa em viagem de última hora é menor; consumidor deve monitorar preço
Quem não está endividado pode aproveitar o 13º para planejar as férias ou mesmo encaixar uma viagem de última hora durante as festas de fim de ano.
Ainda que comprar passagens e reservar hotéis em data muito próxima à viagem não seja exatamente o melhor jeito de economizar, o consumidor pode usar algumas estratégias para garantir a melhor compra.
Neste ano, a data-limite para o pagamento da primeira parcela do 13º é o dia 30 de novembro, quando também será realizada a Black Friday.Com dinheiro na mão, o pagamento à vista também pode colaborar nesse “planejamento de última hora”, especialmente para quem cogita comprar pacotes fechados.
Operadoras de turismo, como CVC e Flytour, prometem ações especiais para o dia de promoções.
Se a ideia é encaixar uma viagem para o Natal ou para o Ano Novo, as perspectivas são um pouco mais complicadas.
O líder de operações do Kayak, site de planejamento de viagens, Eduardo Fleury, lembra que os períodos festivos costumam ter tarifas mais altas, justamente porque a procura é alta.
Para quem começa a definir um destino de férias, porém, a orientação básica é concentrar as buscas fora das datas de pico -além de Natal e ano novo, também entram Páscoa e Carnaval- e estabelecer certa flexibilidade entre os dias de ida e volta.
O quão antes se começa também faz diferença, e cinco meses de antecedência é considerado o ideal.
Tarifas promocionais podem exigir uma permanência mínima no destino de, por exemplo, 15 dias, lembra Fleury.
O site monitorou, nos últimos dois anos, os comportamentos de preços de passagens nos 15 destinos mais buscados por meio da ferramenta. O resultado é animador para quem está nessa expectativa, pois na maioria dos casos, houve queda nos preços na semana que antecedeu a promoção e no dia da Black Friday.
“De qualquer forma, viajantes que costumam esperar pela Black Friday devem acompanhar os preços médios de seus destinos e datas de escolha com antecedência, para que possam avaliar com propriedade as ofertas”, diz Fleury, do Kayak.
O viajante também pode lançar mão de outras estratégias, como os sites de cashback e os programas de fidelidade. Os pontos de milhagens podem ser usados para abater o preço de passagens -e para quem está atrasado no calendário, isso pode ser uma vantagem.
Por outro lado, se o tempo está contando a favor, é possível criar alertas de preços de passagens para diversos destinos. O Kayak terá uma ferramenta do tipo na próxima semana, especificamente para quedas significativas de preços, mas outros sites, como Google Voos e Skyscanner também permitem que o usuário cadastre uma origem, um destino e as datas de sua preferência. Sempre que houver oscilação de preço, ele é avisado.
Fonte: Folha Online - 25/11/2019
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)