Saiba a melhor maneira para fazer o 13º do INSS 'render'
Publicado em 25/11/2019 , por Marcello Casal Jr
Contracheques estão disponíveis no site da Previdência. Benefício começa a ser pago no dia 25
Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS já podem conferir quanto vão receber na segunda parcela do 13º salário, que começa a ser paga na segunda-feira. O acesso ao contracheque é feito pelo portal de serviços Meu INSS , no item "extrato de pagamento de benefício".
Com a expectativa de dinheiro na mão, especialistas recomendam cautela ao planejar o gasto do abono e dão dicas de como fazer o dinheiro "render". É importante destacar que nessa parcela é feito o desconto do Imposto de Renda e do próprio INSS. Portanto, o valor pode ser mais "minguado".
Aposentados e pensionistas com até 64 anos de idade e que têm renda mensal acima de R$ 1.903,98 terão desconto de Imposto de Renda no abono. Quem tem mais de 65 anos tem uma faixa extra de isenção e só terá o IR descontado se receber acima de R$ 3.807,96.
"Antes de sacar o benefício é preciso planejar o que fazer com esse valor. Dinheiro sem destino, some! Por isso já veja em qual situação você se encontra e já faz o roteiro do seu dinheiro antes dele cair na conta", alerta a educadora financeira Aline Soaper. E acrescenta: "Na hora de sacar é preciso cuidar para que ele cumpra o destino dele. Não caia em tentação de gastar tudo com presentes de Natal e festas de final de ano. Equilíbrio é fundamental para conseguir fazer mais com menos".
Segundo o INSS , terão direito à primeira parcela cerca de 30 milhões de beneficiários. Além de aposentados, que recebeu neste ano auxílio-doença, reclusão e salário-maternidade, tem direito ao benefício. Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não tem direito ao abono de Natal.
Fonte: economia.ig - 23/11/2019
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)