Black Friday: 2 oportunidades para aproveitar e 5 ciladas para escapar
Publicado em 20/11/2019 , por Stéfani Inouye
A educadora financeira Carol Sandler dá algumas dicas de como aproveitar as promoções do período sem estourar o orçamento
SÃO PAULO – A Black Friday já entrou no calendário de compras do brasileiro. Cheia de promoções e preços baixos, ela é hoje uma das grandes datas para os varejistas garantirem o ano. Para o consumidor, ela é a oportunidade perfeita para economizar nas compras de praticamente qualquer tipo, investir por menos e até garantir a própria educação.
Mas nem tudo são vantagens. A Black Friday também esconde algumas ciladas e é preciso tomar alguns cuidados para não cair nelas. Com a ajuda da educadora financeira e colunista do InfoMoney Carol Sandler, separamos 6 dicas para você economizar de verdade.
1. Determine um limite de gastos e defina uma estratégia de pagamento
Antes de mais nada, entender a sua situação financeira e estabelecer um teto de gastos é fundamental. Carol afirma que, para isso, é preciso considerar o quanto você tem guardado e também o limite de seu cartão de crédito. Não se esqueça de que várias lojas oferecem descontos ainda mais altos com pagamento à vista. Por isso, analise a forma de pagamento que mais se encaixa na sua situação financeira e aproveite as oportunidades.
2. Faça uma lista de compras
Coloque no papel tudo o que você quer comprar e busque apenas pelos produtos que estão na sua lista. Ter uma relação do que você precisa é um bom jeito de se organizar para aproveitar as melhores ofertas — E NÃO SE PERDER NO MEIO DE TANTAS PROMOÇÕES. Tente ao máximo evitar compras por impulso. São essas compras que fogem de seu planejamento que podem te dar dor de cabeça mais tarde na hora de pagar.
“O melhor é fazer uma lista com o que você deseja e outra com o que você precisa comprar. Assim, você garante que não fará compras por impulso e consegue determinar um nível de prioridade dentro de suas próprias compras”, orienta Carol.
3. Pesquise com antecedência e não faça compras correndo
Essa é uma das dicas mais importantes e que também vale para qualquer outro período do ano. Acompanhar os preços dos itens de sua lista de compras e saber a trajetória de variação dos valores AJUDA A RECONHECER SE O DESCONTO É REAL OU SÓ MARKETING. Faça um acompanhamento por cerca de duas semanas para identificar o histórico de preços dos produtos e aproveite.
Para Carol, ter calma na hora de fazer as compras também é fundamental. “Muita gente compra coisas erradas naquela empolgação do momento e por fazer tudo com pressa. Então, calma, respira e separe 30 minutos do seu dia para comprar com tranquilidade.”
4. Compare os preços
Buscar saber os valores oferecidos pelas lojas concorrentes também é outra dica que serve para qualquer outra época do ano. Os preços podem variar bastante de acordo com as opções de pagamento e dependendo do formato de distribuição de cada loja. Alguns estabelecimentos oferecem a opção da retirada do produto em uma loja física e isso ajuda a baratear o produto. Analise cada uma das opções e escolha a mais confiável. Seu bolso agradece.
5. Previna-se contra fraudes
Como a Black Friday é um período com um alto volume de compras realizadas pela internet, muitos fraudadores aproveitam a oportunidade para cometer crimes. Por isso, antes de finalizar uma compra online, confira a reputação da loja.
Uma boa dica é prestar bastante atenção em todas as etapas de finalização da compra, pois muitos criminosos criam lojas falsas para aplicar golpes em consumidores desatentos.
“Vale a pena perder um pouco mais de tempo no momento da compra para checar a confiabilidade do site em que você está comprando. Existem também selos que os próprios organizadores criaram para certificar a veracidade de uma oferta e vale ficar de olho nisso”, alertou Carol.
6. Descontos onde menos se espera 1
Com o sucesso do varejo, a Black Friday se espalhou por todos os setores. Um das oportunidades mais valiosas a que a Black Friday traz é, segundo Carol, investir em você e garantir ainda mais dinheiro no futuro também é uma boa aposta.
“O investimento na sua própria formação é o melhor investimento do mundo porque ele aumenta seu potencial de ganho financeiro. O mercado financeiro tem inúmeras ferramentas que podem te ajudar a construir e a nutrir seu patrimônio, é só procurar”, disse ela.
São inúmeras as opções de cursos sobre como começar a investir em bolsa, fundos imobiliários e relatórios de analistas com experiência de mercado. Aproveite a oportunidade e compre todos cursos e relatórios do InfoMoney com 50% de desconto clicando aqui.
7. Descontos onde menos se espera 2
Além de aprender a investir com cursos a preços mais baixos, é possível, inclusive, fazer os próprios investimentos com preços mais baixos. Iniciativas como a da XP Investimentos oferecem aplicações e fundos com custos mais baixos e aplicações mínimas reduzidas.
Fonte: InfoMoney - 19/11/2019
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)