BC diz que governo prepara medidas para redução de spread bancário
Publicado em 09/08/2019 , por Eduardo CucoloArthur Cagliari
Campos Neto também voltou a falar nas medidas em estudo para incentivar o crédito imobiliário e o financiamento em infraestrutura por meio de proteção cambial para investidores de longo prazo.
Sobre o spread bancário, citou a regulamentação do Cadastro Positivoe da Empresa Simples de Crédito como fatores que podem contribuir para a redução dos juros bancários, mas que outras medidas estão em estudo no governo.
Ele apresentou dados que mostram o indicador de custo de crédito do BC em cerca de 30% ao ano para uma taxa básica de 6% ao ano.
“O custo não é satisfatório, tem de cair mais. Devem sair algumas medidas em breve sobre esse tema específico”, afirmou o presidente do BC em evento organizado pelo Banco BTG.
Campos Neto citou dados do Banco Mundial sobre as dificuldades de recuperação de crédito no Brasil em relação a outros emergentes e afirmou ser necessário organizar melhor a questão da retomada de garantias.
Disse ainda que esses problemas afetam principalmente os mais pobres. Segundo ele, a maioria das pessoas que estão no cheque especial ganha até dois salários mínimos e tem até o ensino médio. Os dados fazem parte do Relatório de Economia Bancária do BC, divulgado anualmente.
“Porque é tão regressivo? Uma hipótese é o custo de capital. Quando disponibilizo um limite grande para quem não usa, tenho de cobrar juros. Essas pessoas estão pagando pelo luxo dos que têm limite e nunca usam”, afirmou.
O presidente do BC também repetiu as afirmações do Copom (Comitê de Política Monetária) de que a conjuntura atual prescreve uma política monetária estimulativa e que há espaço para mais ajustes na taxa básica de juros.
Disse também que as expectativas de inflação estão bem ancoradas e que a frustração de expectativas com as reformas e o cenário externo continuam a ser um risco para a estabilidade monetária. O IBGE divulgou nesta quinta os dados da inflação de julho, que em julho registrou 0,19%, a menor variação para o mês em cinco anos.Em relação ao setor externo, afirmou que o cenário é de revisão para baixo no crescimento global, principalmente por causa da tensão comercial entre EUA e China, acompanhado por um movimento de redução das taxas de juros nos países desenvolvidos e emergentes.
Segundo ele, o Brasil está bem preparado para esse cenário, pois tem um bom volume de reservas em moeda estrangeira, tem feito um bom trabalho de política monetária e o BC goza de bastante credibilidade.
Sobre o processo de reformas econômicas, afirmou que a agenda não para na questão da Previdência e inclui também o projeto de autonomia do BC. “Estamos perto de colocar esse processo em marcha.”
Fonte: Folha Online - 08/08/2019
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)