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Samsung é acusada de enganar consumidor em propagandas de telefones à prova d'água
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Samsung é acusada de enganar consumidor em propagandas de telefones à prova d'água

Publicado em 05/07/2019

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A Comissão Australiana da Concorrência e do Consumidor (ACCC, na sigla em inglês), órgão do governo australiano responsável pela proteção dos direitos dos consumidores, abriu um processo contra a Samsung por suposta prática de propaganda enganosa em comerciais que ilustram a proteção contra a água em smartphones da linha Galaxy

— A ACCC alega que os comerciais da Samsung representam de forma falsa e enganosa que telefones Galaxy seriam adequados para uso ou exposição a todos os tipos de água, incluindo em piscinas e no mar, e não seriam afetados por essa exposição, o que não é o caso — afirmou Rod Sims, presidente da ACCC.

No processo, a agência afirma que a Samsung, maior fabricante mundial de smartphones, não possui “bases razoáveis” para representar os aparelhos dessa forma, pois não possui testes suficientes sobre como a água afeta a vida útil dos produtos; a própria fabricante desaconselha o uso na praia ou na piscina; e a companhia negou a garantia para consumidores que tiveram telefones danificados pelo uso na água.

Segundo a agência, desde 2016 a Samsung espalha comerciais — em redes sociais, na internet, na TV, em outdoors, em revistas e jornais e outras mídias —, mostrando que os aparelhos da linha Galaxy podem ser usados na água em praias e piscinas, apresentando o aparelho como sendo resistente à água em profundidade de até 1,5 metro, por períodos de até 30 minutos. No processo, a ACCC reuniu mais de 300 propagandas do tipo.

Contudo, afirma a agência, essas representações são falsas e induzem os consumidores a erro no momento da escolha de um smartphone para compra.

— A Samsung tem conhecimento de que a proteção contra água é um fator importante que influencia as decisões dos consumidores australianos quando eles escolhem qual smartphone irão comprar — afirmou Sims: — Os comerciais da Samsung, nós acreditamos, negaram aos consumidores a escolha informada e deram à Samsung uma vantagem competitiva injusta. A Samsung mostrou os telefones Galaxy sendo usados em situações que não deveriam existir para atrair os consumidores.

Os aparelhos da linha Galaxy, topo de linha da fabricante, têm preços mais altos que outros que não possuem a proteção contra água. Apenas na Austrália, a fabricante já vendeu mais de 4 milhões de aparelhos Galaxy. No caso, a ACCC inclui os modelos S10e, S10, S10 Plus, S9, S9 Plus, S8, S8 Plus, S7, S7 Edge, Note 9, Note 8, Note 7, A8, A7 e A5, fabricados entre 2016 e 2019.

A Samsung afirmou que sustenta os seus comerciais, que cumpre as leis australianas e que vai se defender no caso, segundo a agência Reuters.

Caso seja condenada, a Samsung poderá ser multada por cada uma das mais de 300 peças publicitárias, com valores de até 10 milhões de dólares australianos (R$ 26,7 milhões) por comercial exibido a partir de setembro de 2018, e 1,1 milhão de dólares australianos (R$ 3 milhões) por comercial veiculado em data anterior.

Fonte: Extra - 04/07/2019

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