80% dos serviços públicos estão disponíveis online
Publicado em 26/06/2019
Medida procura reduzir em mais de oito milhões de horas de espera presencial
BRASÍLIA - O Ministério da Economia incluiu, nesta terça-feira (25/06), 39 novos serviços por meios digitais. Entre eles, está a comunicação de acidentes de trabalho (CAT) e a solicitação de vínculos empregatícios do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No total, são 370 ofertados.
Em nota, o Ministério diz que "a transformação digital possibilita que a sociedade avalie de forma mais efetiva os serviços prestados e que o governo monitore com mais precisão os gargalos de tempo e qualidade nas entregas. Além de melhorar a qualidade da interação entre sociedade e Estado, permite que os cidadãos deixem de gastar tempo e dinheiro com viagens e esperas para conseguir o que precisam".
De forma online, já era possível pedir o saque do abono salarial e cotas do PIS/PASEP e do FGTS, declarar imposto de renda, obter carteira de trabalho, parcelar débitos, entre outros serviços.
O Ministério da Economia é responsável por impulsionar a digitalização de outros órgãos federais. “Os processos de desburocratização e de transformação digital serão decisivos para resgatarmos a confiança da sociedade nas instituições públicas”, diz Paulo Uebel, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.
Com os serviços online, estima-se uma economia de R$6 bilhões anual. Para saber mais, acesse servicos.gov.br
Fonte: O Dia Online - 25/06/2019
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