Mais de 80% dos brasileiros são importunados por telemarketing
Publicado em 29/05/2019 , por Paula Soprana

Levantamento mostra que maior parte das ligações é feita por empresas de telecom
As indesejadas ligações de telemarketing hoje importunam 83% das pessoas, segundo levantamento da Senacon, do Ministério da Justiça, que coletou 3.220 respostas em abril.
Apesar de antiga, a prática de ligar para vender ou fazer cobranças tem nova tendência: 85% dos consumidores reclamam que a chamada cai logo depois do “alô”.
É que, atualmente, são robôs que disparam as ligações para uma série de pessoas. Quando o primeiro interlocutor atende, ele é redirecionado ao telemarketing. Para os outros, a ligação cai.
Segundo o levantamento, a maior parte do telemarketing ainda é feita pelas operadoras de telecomunicações (56,8%). Cidadãos de faixa de renda mais baixas são os mais importunados (39,4%).
Mais de 55% não conseguem identificar quem realiza as ligações, o que dificulta o processo de denunciar as marcas a órgãos competentes ou sites de reputação.
O Idec (Instituto de Defesa ao Consumidor) diz que os relatos desse tipo de ação tiveram aumento exponencial, especialmente os atribuídos a robôs.
Os dados confirmam as pesquisas internacionais que mostram o Brasil como um dos líderes no uso de robôs para telemarketing, segundo Diogo Moyses, advogado do instituto.
"É um problema grave porque interfere na qualidade de vida. As pessoas estão deixando de atender o telefone porque pensam que se trata de telemarketing", diz.
Há, no mínimo, quatro projetos de lei que pretendem regulamentar o telemarketing. A Anatel tem um regulamento que trata do tema, mas na opinião de Moyses, é preciso aprofundá-lo.
Fonte: Folha Online - 28/05/2019
Notícias
- 15/05/2025 Governo muda regra de permanência no Bolsa Família
- Medicamentos para hospitais têm inflação de 4,18% em abril, aponta pesquisa
- Uso do Pix sobe 52% entre 2023 e 2024, diz Febraban
- Caixa libera abono salarial para nascidos em maio e junho
- China dispensa visto para brasileiros em viagens de até 30 dias
- Embalagem 'mágica' muda de cor para avisar se peixe está estragado
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)