INSS oferecerá 90 serviços pela internet em julho
Publicado em 20/05/2019 , por Martha Imenes
Atendimentos por canais remotos visam desafogar requerimentos em análise
Rio - Os segurados do INSS que precisarem requerer serviços da Previdência não precisarão mais ir a um posto do instituto. A partir de julho todos todos os trâmites e requerimentos - são 90 serviços - serão feitos pelo site do Meu INSS, que agora tem novo endereço: gov.br/meuinss.
Com a medida, segundo a autarquia, a expectativa é reduzir o fluxo nas agências e "liberar" os funcionários do atendimento para analisar os benefícios. Só no Rio para conceder uma aposentadoria por idade, por exemplo, a espera passa de 174 dias. Para benefícios por tempo de contribuição, o prazo é um pouco menor, mas mesmo assim muito longo: 146 dias.
"Hoje nossos principais serviços que foram ampliados são recursos, revisões e cópia de documentos, que podem ser feitos pela plataforma digital. E até o final de junho todos os 90 serviços disponíveis no INSS também poderão ser acessados pelo novo site do Meu INSS", informou ao DIA Caio Figueiredo, gerente-executivo da Regional Centro.
Os serviços disponíveis no INSS podem ser consultados no site https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/servicos-em-lista/. O cidadão que não tiver acesso pela internet pode ligar para a Central de Atendimento 135 e fazer o requerimento via telefone.
De acordo com o gestor, o instituto deixará de fazer cerca de 600 mil agendamentos por mês, que representa cerca de 40% de todos os agendamentos.
"Somente no município são 100 mil processos para serem analisados por 50 servidores", informa Figueiredo. "Falta pessoal, então temos que buscar alternativas para atender à demanda de requerimentos", acrescenta. Somente em alguns casos, adverte, o segurado será chamado ao posto para cumprir exigências, como a entrega de documentos. "Por isso é importante manter os dados atualizados no cadastro do INSS, é com essa informação que entraremos em contato", avisa Figueiredo.
Metade da demanda reprimida deve ser atualizada
Com a ampliação no atendimento, a expectativa do INSS é de o prazo de 45 dias para conclusão dos processos dos segurados seja cumprido. Mas será mesmo? Segundo Caio Figueiredo, dos 100 mil processo que aguardam análise no Município do Rio, com a expansão do serviço online, pelo menos a metade deve ser liberada.
O escoamento desse gargalo, segundo o instituto, vai demorar mais um pouco. "Com as alterações, a expectativa é de que aproximadamente 50 mil processos na capital sejam analisados no semestre", informou ao DIA. E admite que o número ainda não atenderá a totalidade de processos porque ainda não serão todos os serviços solicitados pela internet.
A advogada Cristiane Saredo, do escritório Vieira e Vieira Assessoria Jurídica e Previdenciária, rebate: "Com a desculpa de que não há funcionários, o INSS sequer está analisando os requerimentos. Estamos com requerimentos há um ano aguardando conclusão", diz a advogada. A solução para quem está amargando essa longa espera tem sido a Justiça. "Orientamos os clientes a ajuizar ação pois estão desrespeitando o prazo para resposta, que é de, no máximo, 45 dias", orienta Cristiane.
E como fazer? "É preciso juntar protocolo de agendamento do pedido, requerimento da concessão, carteiras de trabalho, CNIS atualizado, identidade, CPF, comprovante de residência, carnês se tiver, PPP's (se for o caso) e caso tenha as as idas para cobrar resposta na agência e as respostas que obteve também é valido acrescentar", orienta. "A tela do Meu INSS com a situação do requerimento também serve como prova", diz a advogada.
Como criar login e senha
Nunca é demais lembrar como fazer para criar login e senha no site www.meu.inss.gov.br. O primeiro passo é juntar as carteiras de trabalho, contracheques, além de documentos pessoais, como identidade e CPF. Ao final de cada passo marque a opção "não sou um robô" para passar à tela seguinte. Ao acessar o portal, logo na primeira página, escolha a opção "login" no topo ao lado direito da tela.
Em seguida abrirá uma janela do cidadão .br, página de cadastro do governo federal. Nela, clique no botão "primeiro acesso". Na página seguinte, assinale "cadastre-se" que fica do lado direito da tela.
A próxima página vai pedir CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e naturalidade para fazer o login. Após preencher todas as informações, clique em "próximo".
Neste acesso, são feitas cinco perguntas sobre o histórico previdenciário. Depois, é gerado um Código de Acesso, que será trocado por uma senha pelo próprio trabalhador.
Ao final desse passo, clicar em "próximo". O site pedirá permissão para que os dados sejam usados no Meu INSS. Escolha "autorizo" para prosseguir. Feito, agora todos os serviços podem ser acessados pelo computador.
Fonte: O Dia Online - 20/05/2019
Notícias
- 15/05/2025 Governo muda regra de permanência no Bolsa Família
- Medicamentos para hospitais têm inflação de 4,18% em abril, aponta pesquisa
- Uso do Pix sobe 52% entre 2023 e 2024, diz Febraban
- Caixa libera abono salarial para nascidos em maio e junho
- China dispensa visto para brasileiros em viagens de até 30 dias
- Embalagem 'mágica' muda de cor para avisar se peixe está estragado
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)