16 comportamentos para ser um consumidor mais consciente
Publicado em 12/04/2019
O consumo consciente no Brasil ainda enfrenta muitos desafios e barreiras. Segundo a pesquisa Akatu 2018, na região Sudeste, apenas 4% dos entrevistados eram consumidores conscientes, ou seja, que têm comportamentos ativos para uma sociedade mais sustentável, além da própria casa.
A pesquisa apontou ainda que 49% dos entrevistados da região Sudeste eram indiferentes às práticas sustentáveis, 35% foram considerados iniciantes e 12% engajados, com base no número de comportamentos que declararam adotar sempre ou terem realizado nos últimos 6 meses.
Na pesquisa, a região Sul tem a maior proporção de consumidores conscientes, enquanto o Norte, Centro-Oeste e Nordeste têm maior proporção de iniciantes. No geral, o segmento de consumidores conscientes e engajados é composto principalmente por mulheres e pessoas mais velhas, com maior qualificação econômica e educacional.
A maior barreira para a adoção das práticas sustentáveis para 60% dos entrevistados é a necessidade de esforço cognitivo, comportamental e financeiro. No entanto, o caminho da sustentabilidade é o mais desejado que o do consumismo no ranking de preferências do consumidor.
As atitudes que elevam o nível de consciência do consumidor são relativamente simples e extremamente importantes para o caminho sustentável. Por isso, confira abaixo 16 comportamentos de um consumidor consciente.
16 comportamentos de um consumidor consciente- Apaga as luzes ao sair dos ambientes;
- Fecha a torneira enquanto ensaboa as louças, lava as mãos ou escova os dentes, por exemplo, diminuindo o desperdício;
- Desliga os aparelhos eletrônicos que não estão em uso da tomada;
- Coloca os alimentos dentro da geladeira somente quando já esfriaram;
- Planeja as compras de alimentos e de roupas;
- Compra produtos de produtores locais;
- Aproveita os papéis, utilizando frente e verso das folhas;
- Reduz a papelada optando por contas digitais e recusando notas fiscais físicas, por exemplo;
- Opta, sempre que possível, pelo transporte coletivo ou compartilhado;
- Procura utilizar bicicleta para se locomover, ao invés de carros ou motos;
- Reutiliza embalagens e objetos;
- Separa o lixo orgânico e reciclável, mesmo sem coleta seletiva, e faz o descarte correto dos itens, como pilhas e baterias;
- Lê os rótulos e busca a origem dos alimentos ou produtos, além de pesquisar sobre o processo produtivo;
- Prioriza produtos feitos com material reciclado e produtos orgânicos;
- Compartilha informações sobre empresas e produtos;
- Cobra ações do poder público que beneficiem o meio ambiente.
As empresas também devem fazer a sua parte para o caminho sustentável. No Brasil, a Universal Chemical comercializa o UM®, um produto inovador capaz de substituir pelo menos 20 produtos de limpeza convencionais, apenas mudando sua diluição.
Ele substitui o detergente, limpador perfumado, lava louças, desengordurante, multiuso, sabão em pó, shampoo para carros, e muito mais. Por ser SmartClean, suas UltraMoléculas agem somente na sujeira, não agredindo a superfície onde é aplicado.
Ao substituir diversos produtos, UM® reduz até 90% do lixo doméstico gerado por esses materiais. São pelo menos 20 embalagens plásticas a menos, o que significa economia doméstica e economia de água.
Além do custo-benefício e alta qualidade, os componentes da fórmula do UM® são biodegradáveis, ou seja, se decompõem com maior facilidade na natureza, evitando a contaminação da água e do meio ambiente.
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Fonte: G1 - 11/04/2019
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