Como economizar com recompensas que deixamos para lá
Publicado em 28/03/2019 , por Maria Inês Dolci

Cortesias e descontos são algumas das dicas para quem quer gastar menos
É bem normal, neste período de muito tuíte e pouco emprego e renda, que o consumidor fique mais atento a promoções, liquidações e descontos em produtos e serviços. Mas há uma série de oportunidades para maximizar seu poder de compra que, por desconhecimento, você deixa de utilizar. Vejamos algumas:
- Usar os pontos dos programas de recompensas (fidelidade) das teles para obter descontos em boletos, restaurantes, ingressos (em shows, filmes, peças de teatro, partidas de futebol), passagens aéreas, diárias de hotel, locação de veículos, smartphones. Em clubes de assinantes, comprar de empresas parceiras em condições mais vantajosas.
- Obter seguro-viagem gratuito em cartões de crédito internacionais, desde que os bilhetes tenham sido adquiridos por este meio de pagamento.
- Desfrutar de serviços como guincho, chaveiro, troca de pneu etc. que compõem alguns seguros de automóvel.
- Assistências gratuitas – como eletricista, encanador – vinculadas ao seguro residencial. Ou até mesmo ao seguro auto. Informe-se sobre esses benefícios antes de renovar a apólice.
- Cortesias ou descontos em bares, restaurantes e churrascarias no dia do aniversário. Ligue antes de sair, confirme se vale a pena e leve documento de identidade.
- Ter conta-corrente sem tarifas, restrita a serviços essenciais (cartão com função de débito, saques no guichê do caixa, compensação de cheques, consultas pela Internet etc.).
- Reduzir ou deixar de pagar tarifas bancárias em função do valor total das aplicações financeiras.
- Serviços gratuitos nos cartórios, como registro de nascimento, registro de óbito e primeira via de certidão de nascimento.
- Entrar com ações no Juizado Especial Cível, com valor de até 20 salários mínimos, sem a obrigação de contratar advogado.
- Passagem gratuita em ônibus urbano, cartão estacionamento e meia-entrada em shows e espetáculos para pessoas com 60 anos ou mais.
- Interromper serviços como acesso à banda larga, TV por assinatura e outros, temporariamente, sem pagar mensalidade.
Esses são somente alguns exemplos de economia a que você tem direito. Pergunte sempre a qualquer fornecedor quais benefícios extras você terá ao escolher aquele produto ou serviço. E se informe, pois, neste caso, informação pode reduzir despesas.
Fonte: Folha Online - 27/03/2019
Notícias
- 14/05/2025 Beneficiários do INSS já podem contestar descontos; saiba como
- Empresa responsável por planos de saúde dos Correios também passa por dificuldades financeiras e fala em 'risco' para a continuidade
- Plano de saúde é obrigado a cobrir transplante conjugado de rim e pâncreas, decide Terceira Turma
- Exportações do agro ao mercado chinês podem render US$ 20 bi, estima governo
- McDonald's quer contratar 375 mil funcionários. E no Brasil?
- Moradora deve ser indenizada após sofrer acidente em elevador do condomínio residencial
- Justiça autoriza Voepass a arrendar espaços de pousos e decolagens em aeroportos
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)