Gasolina sobe 1,1% nos postos de combustível, primeira alta do ano, diz Fipe
Publicado em 13/03/2019 , por Francisco Carlos de Assis
Alta deve impactar a inflação na capital paulista; variação foi motivada pela valorização do dólar frente ao real nos últimas semanas
O preço da gasolina já subiu 1,1% nos postos de combustível - tomada de preços na última semana e comparada com a semana imediatamente anterior - e deve pressionar a inflação na capital paulista mais à frente. Foi o que constatou levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) nos estabelecimentos da capital.
"É a primeira alta registrada no ano", ressaltou o coordenador da Fipe, Guilherme Moreira. Na primeira quadrissemana de março - período de quatro semanas comparadas às quatro semanas anteriores -, a gasolina teve seu preço reduzido em 0,89%.
Câmbio
A gasolina, de acordo com o coordenador da Fipe, foi o único produto com preço corrigido pelo dólar que assimilou a transmissão da variação do câmbio. De acordo com Moreira, outros produtos cujos insumos são reajustados pela variação cambial não sentiram o impacto porque os produtores, especialmente a indústria, absorveram o aumento dos custos de produção nas suas margens de lucro.
"É o caso dos produtos derivado de trigo", exemplificou o coordenador da Fipe. Os preços do trigo aumentaram e, no entanto, os preços de pães, massas e farinhas não subiram. Isso reflete a baixa demanda interna determinada pelo elevado índice de desempregados no País, avalia o economista.
No caso da gasolina, a variação do câmbio não pôde ser contida por causa da política de ajuste de preços da Petrobrás, que segue pari passu os reajustes do combustível no mercado internacional.
"E as altas sempre chegam mais rápidas para o consumidor do que as quedas", observou Moreira.
Fonte: Estadão - 12/03/2019
Notícias
- 29/05/2025 Fiesp revisa projeção de crescimento do PIB de 2,0% para 2,4%
- Juro médio no crédito livre sobe a 45,3% em abril, revela BC
- Ministro detalha como vítimas de fraude no INSS serão pagas
- Dívida Pública Federal cresce e atinge R$ 7,6 trilhões em abril
- Brasileiros têm desconto de até 70% no Dia Livre de Impostos
- Juro do consignado ao setor privado com garantia do FGTS é o dobro do cobrado de aposentados e servidores em abril, mostra BC
- Motta diz que clima no Congresso é para derrubada do decreto do IOF e dá dez dias para governo apresentar alternativa
- Brasil cria mais de 257 mil empregos formais em abril
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)