Caça à informação nos rótulos dos alimentos irrita o consumidor
Publicado em 31/01/2019 , por Maria Inês Dolci
Cuidado preventivo da saúde seria facilitado se houvesse mais padronização e informação na rotulagem de produtos
Contém ou não glúten? Qual o prazo de validade? O teor de sódio é compatível com dietas de restrição ao sal? Provavelmente você tenha essas dúvidas ao comprar alimentos e bebidas no supermercado.
O cuidado preventivo da saúde seria facilitado se houvesse mais padronização e informação na rotulagem de produtos alimentícios. Ou seja, se os dados sobre glúten, açúcar, sódio, gordura e validade ficassem em destaque, no mesmo lugar.
Além disso, letras e números miúdos dificultam a consulta por pessoas idosas ou com limitações de visão. Tais dados não são meros detalhes, nem excesso de exigência dos consumidores. São fundamentais à qualidade de vida.
Glúten é uma proteína presente em vários tipos de cereais (trigo, centeio, cevada). Para quem é alérgico, como os celíacos, consumir alimentos com esta proteína pode provocar consequências como intercorrências intestinais.
Geralmente, imaginamos que haja glúten em farinhas, massas, biscoitos, pizzas e pães. Mas esta proteína também pode estar presente, por exemplo, em condimentos como mostardas e ketchup.
Não deveríamos ser obrigados a procurar no rótulo se determinado alimento contém glúten. E datas de fabricação e de validade deveriam estar sempre bem visíveis.
Há outras dúvidas neste campo, como qual o percentual máximo de sódio recomendado a quem tenha hipertensão, problemas renais e doenças impactadas pela quantidade de sal consumida.
Da mesma forma, fazemos muita confusão entre produtos diet, light e zero. Qualquer alimento ou bebida destinado a dietas é diet. Pode ter açúcar, contudo, se a restrição for o sódio ou a gordura.
Os produtos dietéticos podem ser light ou zero. Light são aqueles com redução de nutriente (açúcar, sal, gorduras etc.) ou menor valor energético. Quando a embalagem informa que o produto é zero, geralmente não tem açúcar.
Um alimento dietético pode não ter açúcar, mas muita gordura em sua composição. Ou ser diet e conter glúten. Pães integrais, por exemplo, associados a dietas mais saudáveis, muitas vezes têm alto teor de sódio.
É fundamental que o consumidor aprenda o que deve comprar para cumprir determinada dieta, prescrita em função de doenças crônicas, aumento temporário de algum indicador de saúde (como glicose, triglicérides e colesterol ruim) ou pela necessidade de emagrecer.
A indústria alimentícia poderia avançar na padronização e tornar as informações mais legíveis e compreensíveis, pois há cada vez interesse dos consumidores em seguir dietas saudáveis. Enfim, dá trabalho cuidar bem da saúde, mas nem preciso enfatizar que vale a pena.
Fonte: Folha Online - 30/01/2019
Notícias
- 14/05/2025 Beneficiários do INSS já podem contestar descontos; saiba como
- Empresa responsável por planos de saúde dos Correios também passa por dificuldades financeiras e fala em 'risco' para a continuidade
- Plano de saúde é obrigado a cobrir transplante conjugado de rim e pâncreas, decide Terceira Turma
- Exportações do agro ao mercado chinês podem render US$ 20 bi, estima governo
- McDonald's quer contratar 375 mil funcionários. E no Brasil?
- Moradora deve ser indenizada após sofrer acidente em elevador do condomínio residencial
- Justiça autoriza Voepass a arrendar espaços de pousos e decolagens em aeroportos
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)