Um terço dos consumidores não sabe quanto gasta no cartão
Publicado em 18/10/2018 , por Sophia Camargo

Pesquisa da CNDL e do SPC Brasil mostra ainda que, em agosto, 25% não conseguiram pagar a fatura cheia Desemprego e queda da renda preocupam consumidores
Um terço dos consumidores que usaram cartão de crédito em agosto não sabe quanto gastou e 25% não conseguiram pagar a fatura cheia e entraram no rotativo, mostra o Indicador de Uso do Crédito apurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Entre os que se lembram o valor que desembolsaram, a fatura média foi de R$ 882. Dos entrevistados, 74% pagaram o valor integral da fatura, mas este percentual cai para 64% nas classes C e D.
O levantamento constatou ainda que metade dos tomadores de empréstimos e financiamentos atrasaram, em algum momento, parcelas da dívida, sendo que 21% ainda estão com prestações pendentes.
Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a falta de disciplina no controle do orçamento acaba provocando uma desoganização tamanha que, em muitos casos, o consumidor precisa recorrer a renegociações que levam muitos meses para quitar, comprometendo parte do orçamento por um bom tempo.
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Dificuldade em ter crédito
A sondagem mostra também que quatro em cada dez consumidores recorreram a algum tipo de crédito em agosto, número próximo da média dos últimos 12 meses.
A modalidade mais mencionada foi o cartão de crédito, citado por 35%. Em seguida, aparece o crediário (9%), o limite do cheque especial (7%) e os empréstimos (6%).
Mais da metade (52%) dos entrevistados afirmam encontrar dificuldade em obter empréstimos e financiamentos. Quem mais sofreu foram os consumidores das classes C e D.
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Corte de gastos é meta
A pesquisa avaliou a disponibilidade de cortar gastos e constatou que, para 55% dos entrevistados, a meta é diminuir as despesas em relação ao mês de agosto. Outros 36% sinalizaram manter o mesmo nível de gastos e apenas 5% relataram ter intenção de aumentar as despesas.
A principal razão para os cortes está ligada aos preços elevados praticados no mercado (33%). Os entrevistados citaram outros fatores:
— intenção de economizar (30%)
— desemprego (20%)
— endividamento (14%)
— queda da renda (12%)
— desejo de fazer reserva financeira (11%)
— gastos maiores no mês anterior (9%)
Sem dinheiro pra poupar
A pesquisa ainda mostra que oito em cada dez consumidores (82%) estão no limite do orçamento, sendo que 44% mostraram-se no zero a zero e 38% no vermelho — sem recursos suficientes para pagar todas as contas.
Os principais motivos foram preços altos (49%), queda da renda (25%), perda do emprego (23%) e descontrole dos gastos (13%)
Metodologia
A pesquisa abrange 12 capitais das cinco regiões brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém. Juntas, essas cidades somam aproximadamente 80% da população residente nas capitais. A amostra, de 800 casos, foi composta por pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
Fonte: R7 - 17/10/2018
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