Produção industrial cresce em 9 de 15 estados pesquisados pelo IBGE em agosto
Publicado em 10/10/2018

?No geral, produção industrial apresentou queda de 0,3% no mês de agosto, mas em 9 de 15 estados pesquisados pelo IBGE houve aumento. Confira onde
Apesar da queda na produção industrial de 0,3% como um todo, a indústria nacional cresceu em 9 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre os meses de julho e agosto deste ano. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, a maior alta foi observada nos estados de Mato Grosso (3%), Bahia (2,7%) e Pernambuco (2,6%).
A produção industrial também apresentou crescimento nos estados do Ceará (1,5%), Rio Grande do Sul (0,8%), Paraná (0,7%), Minas Gerais (0,5%) e em Goiás (0,2%). O IBGE também analisou o comportamento da indústria nos nove estados da região Nordeste como um todo. Nessa região, a produção cresceu 1,5%.
Por outro lado, seis estados tiveram queda na indústria: Amazonas (-5,3%), Pará (-1,1%), Espírito Santo (-0,9%), São Paulo (-0,9%), Santa Catarina (-0,7%) e Rio de Janeiro (-0,3%). ?
Mesmo assim, o resultado não deixa de ser um alento para a indústria nacional , um importante pilar do crescimento brasileiro, numa semana que tanto o Fundo Monetário Internacional (FMI) quanto o Banco Mundial reduziram as perspectivas de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, soma dos produtos e serviços comercializados no Brasil, para 2018. Enquanto o FMI reduziu a projeção do PIB de 1,8% para 1,4% , o
Banco Mundial estimou um PIB de 1,2% para 2018 em comparação com os 2,4% que tinha previsto antes.
Ambos os organismos internacionais atribuíram a redução nas suas perspectivas de crescimento do PIB , entre outros motivos, à greve dos caminhoneiros.
Produção industrial cresce em comparação com 2017
Já na comparação com agosto de 2017, a indústria cresceu fortemente em 11 dos 15 locais pesquisados, com destaque para Rio Grande do Sul (12,3%), Pernambuco (11,7%) e Pará (11%). Na contramão, dos quatro locais que apresentaram queda, o recuo mais acentuado foi observado no estado do Amazonas (-6,7%).
O IBGE pesquisou e comparou ainda o acumulado da produção da indústria nacional no ano e constatou que também houve altas em 11 dos 15 locais pesquisados. Dessa vez, o maior crescimento foi registrado justamente no estado de Amazonas (10,9%), seguido pelo seu vizinho, o estado do Pará (9,2%). Por outro lado, quatro locais tiveram queda, sendo as mais expressivas em Goiás (-3,6%) e no Espírito Santo (-3,4%).
Já no acumulado de 12 meses, a produção industrial cresceu em 13 locais. Amazonas e Pará tiveram os melhores desempenhos, com altas de 10,1%. Os dois locais em queda foram Espírito Santo (-3,1%) e Minas Gerais (-0,8%).
Fonte: Brasil Econômico - 09/10/2018
Notícias
- 23/05/2025 Governo Lula reconsidera parte do decreto que elevou IOF após críticas
- Abono salarial Pasep 2025: servidores públicos relatam atraso no pagamento; entenda o motivo
- Equipe econômica anuncia redução de R$ 81,5 bi de receitas extraordinárias
- IOF para compra de moeda estrangeira em espécie e remessas para contas no exterior sobe de 1,1% para 3,5%
- Polícia Federal prorroga até sexta inscrições para concurso público
- Intenção de consumo das famílias brasileiras cai 0,1% em maio em relação a abril, revela CNC
- Munícipio de Catanduva indenizará mulher que sofreu acidente em valeta mal sinalizada
- “Golpe do motoboy”: banco é condenado por fraude contra idoso
- DF deve indenizar filha de paciente por negligência em atendimento a vítima de AVC
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)